Concurso Policia Federal: Dicas de Preparação

Passar no Concurso Policia Federal é o sonho de muitos jovens.

Todos os anos, o concurso da Policia Federal tem sido cada vez mais procurado.

Toda essa procura, por um lado é boa, pois o país precisa de pessoas dispostas a exercer essa tão nobre atividade policial, e uma grande concorrência significa que somente os mais aptos terão chances de ingressar na carreira.

Mas, por outro lado, gera um inconveniente que poucos percebem. Mais da metade das pessoas que aspiram a carreira não tem noção do que é pertencer à Policia Federal.

Veja a tabela com todos os Cargos da Carreira de Policial Federal e algumas de suas atribuições:

Delegado de Policia Federal

É ele que preside investigações e chefia as unidades de combate a crimes contra a União, suas autarquias e empresas públicas. Executa também o trabalho de coordenação e chefia, além de ser responsável pela gestão do órgão.

Agente de Policia Federal

Atua na apuração de crimes, na execução de mandados de prisão e de busca e apreensão. Além disso realiza monitoramento telefônico e de dados e executa atividades operacionais, de inteligência, de segurança e de fiscalização.

Escrivão de Policia Federal

Além das funções comuns ao cargo de agente, realiza a entrevista de pessoas envolvidas em delitos criminais e recrutar, manter e controlar informantes e colaboradores.

Papiloscopista de Policia Federal

Proceder à busca de dados necessários ao plano de informações da Policia Federal, executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, produção, preparo e análise de informações, dados e documentos.

Perito de Policia Federal

Realizar exames periciais e emitir o respectivo laudo pericial criminal, executar e coordenar as atividades periciais em locais de infração penal, coletar vestígios, dados e informações necessárias à realização ou complementação dos exames periciais.

Tudo em consonância com a investigação e realizar exame de corpo de delito quando a infração deixar vestígios.

Saiba mais em http://www.fenapef.org.br/atribuicoes.pdf

CONCURSO POLICIA FEDERAL: CARREIRA

Concurso Policia Federal

A esmagadora maioria que faz o concurso da Policia Federal está em busca do salário e da “estabilidade” da carreira policial federal, e toma por base somente o que lê no edital de abertura, e assim se sentem suficientemente informados e preparados para ingressar no DPF.

A grande verdade é que, se você tem interesse em ingressar nos quadros da Polícia Federal, precisa ter a consciência de que, a princípio, será para exercer a atribuição de Policial e, muito possivelmente terá que realizar prisões, ou até mesmo se envolver em uma situação de enfrentamento com o uso de arma de fogo.

Saiba que, em qualquer instituição Policial, a realidade dos cargos e do Curso de Formação Policial vai muito além dos parágrafos do Edital de abertura do Concurso.

Você passará por um treinamento nos moldes dos treinamentos militares, onde aprenderá a exercer as atribuições do seu cargo, aprenderá a manejar as armas de fogo utilizada pelo DPF, além de diversas instruções relativas ao cargo.

Continue lendo para aprender mais sobre:

CONCURSO POLICIA FEDERAL 2018: EDITAL E INSCRIÇÕES

Já existe uma multidão de candidatos se preparando para o concurso da Policia Federal, um dos certames mais aguardados, concorridos e de maior necessidade para o país atualmente.

E se você também tem interesse é bom ir estudando e antecipando os estudos, pois a qualquer momento pode ocorrer a publicação do edital.

Já foi publicado no diário oficial a autorização para o concurso para 2018 e o próximo passo é escolher a banca organizadora. O que deve ocorrer ainda neste semestre.

Mesmo fora da suspensão de novos concursos do Poder Executivo Federal, o Concurso Policia Federal 2016 ainda aguarda confirmação de verba do Ministério do Planejamento para preencher 558 vagas de delegado e perito, ambos de nível superior.

A maior carência hoje no órgão é para os cargos de Delegado e Agente, de acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens.

Boudens aponta ainda a necessidade de contratação de pelo menos 6 mil novos servidores nesse cargo.

ÚLTIMO CONCURSO POLICIA FEDERAL

O último Concurso da Policia Federal, que foi realizado em 2012 pelo Cespe/UnB, teve vagas prioritariamente nos postos de fronteira nos Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.

Essa tem sido uma tendência para os Concursos da Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, e Receita Federal.

A tendência é que a suspensão de concursos anunciada pelo governo federal não atrapalhe a abertura de novo concurso.

No passado, em situações parecidas, mesmo em casos semelhantes de suspensão de concursos, os órgãos de segurança pública, do setor de saúde e educação ficaram isentos de medidas fiscais para reajuste das contas públicas.

Outro fator importante é que o decreto nº 8.326, garante a Policia Federal autonomia para a realização de concursos, não necessitando mais de autorização do Ministério do Planejamento.

Nos últimos anos, em torno de 4 mil policiais deixaram o órgão em virtude de diversos fatores: aposentadoria, morte, demissões ou outros motivos.

O encolhimento do quadro e o aumento da demanda recente de trabalho da Policia Federal gera sobrecarga de trabalho e torna ainda mais urgente a necessidade de reposição dos quadros da Policia Federal.

CONCURSO POLICIA FEDERAL: COMO ESTUDAR

Concurso Policia Federal

Se você deseja passar no Concurso Policia Federal, e assim realizar todos os seus sonhos de vida, mas ainda tem dúvidas se é realmente possível realizar esse desejo, eu recomendo que pare aqui mesmo e não perca o seu tempo.

Mas se você é daquelas pessoas que realmente lutam para realizar os seus sonhos, continue comigo até o final.

Independente do seu nível de preparação hoje, ou se ainda nem iniciou os seus estudos, você precisar estudar da maneira correta desde o início.

E o que não falta hoje na internet são milhares de sites e blogs que trazer dicas de estudos e macetes para esse concurso.

Infelizmente, nem todos os autores têm a experiência de ter sido aprovado em um concurso de alta concorrência.

E por muitas vezes fornecem informações muito superficiais e pouco proveitosas para a sua preparação.

Antes de mais nada, você precisa aprender a desenvolver a habilidade de Estudar em Casa.

Não se iluda, somente com as aulas dos cursinhos, ou assistindo a vídeos do youtube fica muito complicado.

O seu sonho só vai se tornar realidade se você entrar de cabeça e levar a sua rotina de estudos com muita seriedade.

Eu, particularmente, sempre digo que existem alguns fatores primordiais para que a sua preparação para o seu concurso dê certo.

Não somente para o Concurso Policia Federal, mas para qualquer concurso que você venha a prestar.

Eu procurei enumerar 3 fatores muito importantes para que você comece a desenvolver a sua produtividade nos estudos.

1 – Método de Estudos

É um conjunto de técnicas que otimizam a aprendizagem, ajudando o estudante a aprender mais rápido, memorizar o conteúdo estudado e também a fazer provas objetivas e discursivas.

Existem diversas metodologias de estudo consagradas ao longo do tempo, que podem ser úteis ou não para você.

Todos esses métodos podem ser testados, modificados e aprimorados, de acordo com a sua necessidade e individualidade.

E você não precisa aprender todas, o ideal é que você use aquelas com as quais você tenha mais facilidade e tenha maior rendimento.

É muito importante que você pense sobre isso e que se reconsidere métodos que não estão sendo adequados.

Um método eficiente de estudo desenvolvido durante a vida escolar será extremamente proveitoso durante toda a sua vida profissional.

Leia mais nesse artigo e veja como aprender uma metodologia de estudos.

2 – Conhecimento:

Se você nunca estudou para um concurso, principalmente um tão concorrido e com conteúdo vasto com o Concurso Policia Federal, talvez se assuste com a quantidade de matérias a serem estudadas.

Além das matérias, você precisa aprender como estudar, aí entra a importância do Método de Estudos.

E, finalmente, vai precisar aprender como fazer provas.

No caso do Concurso Policia Federal, normalmente as provas são do estilo Certo/Errado.

3 – Persistência:

Se não for o aspecto mais importante da sua preparação, a persistência certamente é das mais importantes características dos Concurseiros de Sucesso.

Isso, porque certamente você vai passar por momentos de dificuldades, de falta de ânimo para estudar, de falta de motivação.

Além disso, temos também todas as distrações que podem roubar um pouco da sua energia para estudar.

E a sua força de vontade para estudar todos os dias, para buscar o aprimoramento constante deve ser maior do que todas essas barreiras.

Lembrando sempre que o objetivo de ser aprovado é seu.

Isso independe de ter ou não pessoas te apoiando, de ter condições financeiras para frequentar os melhores cursos, comprar as melhores apostilas.

Por isso eu sempre digo:

“Tenha Atitude, não crie desculpas.”

Nesse Artigo, Como Estudar Com Mais Concentração, eu dou algumas dicas de como ser mais produtivo nos estudos. Assim você conseguirá estudar menos e aprender mais.

Conclusão:

Hoje nós vimos que o Concurso da Policia Federal é um dos mais cobiçados e concorridos do Brasil.

Vimos também que a carreira de Policia Federal é dividida nos seguintes cargos:

  • Delegado
  • Agente
  • Escrivão
  • Papiloscopista
  • Perito

Cada um com atribuições específicas e com Concurso Público individualizado.

Eu abordei também alguns aspectos importantes a serem considerados caso você decida prestar o Concurso da Policia Federal.

  • Método de Estudos
  • Conhecimento
  • Persistência

E, finalmente, eu espero que essas informações te ajudem a enxergar um NORTE…

Para que você consiga dar os primeiros passos e buscar a melhor forma de conduzir a sua preparação.

Obviamente, este não é um guia definitivo de aprovação para o Concurso da Policia Federal, existe muito mais a ser explorado.

Mas se eu conseguir plantar uma semente na sua mente, para que você acredite na sua capacidade e comece a lutar pela realização do seu sonho, eu ficarei com a sensação do dever cumprido.

Para isso convido você a conhecer o curso online de como passar em concurso público aqui do Centro Preparatório. Clique aqui embaixo e saiba mais!

Ambiente de Estudo - Livro Preparação Concursos

Não desanime ao olhar para outras pessoas que já estão tendo resultados nos concursos que realizam.

Continue acreditando na sua capacidade e claro sem esquecer de utilizar as estratégias de estudo para concurso público que eu ensino aqui no Centro Preparatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *