Eu sei o quanto é difícil descobrir como vencer a preguiça de estudar e persistir nos estudos, principalmente pelo momento de incertezas pelo qual o Brasil tem passado nos últimos anos.

Esse tem sido um grande desafio para os concurseiros nos dias atuais.

E ainda temos alguns efeitos agravantes, como a falta de condições de financeiras ideais para se manter estudando, além da falta de apoio da família.

Realmente não é uma rotina para amadores.

E é exatamente por isso que não basta somente dominar as melhores técnicas de estudo ou ser muito inteligente para ser aprovado em qualquer prova de concurso.

Obter o sucesso é o conjunto de uma série de fatores, mas, principalmente, persistência e organização.

E essa condição é requisito, principalmente, nos concursos mais selecionados, que costumam ser mais complexos, tanto em relação à quantidade de matérias, quanto ao nível de cobrança nas questões de prova.

Por isso, eu resolvi te mostrar 7 estratégias para você vencer a preguiça de estudar e se manter focado em conquistar a sua aprovação.

Pratique exercícios regularmente

Essa é uma dica tradicionalmente recomendada pelos especialistas em concursos públicos.

E, apesar de ser um senso comum que a prática de atividade física ajuda a aumentar a disposição para as nossas atividades diárias, poucos estudantes dão atenção a este importante aspecto da sua preparação.

O sentimento de desânimo por ter que encarar uma atividade complexa pode ser combatido incorporando exercícios físicos à nossa rotina.

Pois ele ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a estimular as atividades cerebrais e aumentam a energia para encarar os longos períodos de estudo.

Você pode praticar corrida, uma arte marcial, ou mesmo musculação.

Quebre a barreira da inércia e veja a sua motivação aumentar.

De quebra, você ainda se prepara para os testes físicos, caso o seu concurso exija.

Tenha Um Sono Adequado

Procure descansar adequadamente e ter uma quantidade de horas de sono que sejam suficientes para manter a sua vontade de estudar diariamente.

A falta de sono leva a uma série de problemas, como mau humor, falta de ânimo, dificuldades de concentração, falta de memória e, principalmente, preguiça de estudar.

Por isso, apesar de toda a pressão envolvida ao incorporar os estudos à sua rotina diária, muitas vezes tendo que dividir o seu tempo entre trabalho, estudos, família, religião, você precisa cuidar do seu corpo, que é uma das suas principais ferramentas como estudante.

A vida continua

Muitos estudantes têm o péssimo hábito de considerar a sua fase de estudante como um período de sofrimento, onde não temos espaço para atividades de lazer e diversão.

Isso é um grande erro, afinal, você continua tendo uma vida, mesmo estando na condição de concurseiro.

Entenda que você precisa priorizar os seus estudos, e muitas vezes você terá que reduzir as atividades de diversão para dar conta das suas metas de estudo.

Porém, jamais abandone esses momentos de convívio familiar, nem aquela cervejinha com os amigos no final de semana.

Busque um equilíbrio em todas as áreas da sua vida.

Essa momentos mais “relaxantes” vão te ajudar a ter mais disposição para encarar suas obrigações como estudante.

É Fundamental Manter A Organização Para Vencer A Preguiça De Estudar

O seu ambiente de estudos influencia, e muito, o seu sentimento de satisfação na hora de estudar.

Com a bagunça e desordem no seu local de estudos, toda uma aura de desânimo e sobrecarga surge em consequência desta condição.

O que aumenta a sua preguiça para estudar e cria uma sensação de desordem, reduzindo o seu desempenho nos estudos.

Então, deixe o seu ambiente de estudo sempre organizado e limpo, assim você terá mais tranquilidade para estudar.

Mantenha Metas de Curto Prazo Para Facilitar O Seu Controle

É muito comum criarmos um sentimento de frustração quando percebemos que o nosso desempenho está abaixo do esperado.

Muitas vezes, isso acontece quando cometemos o erro de traçar metas que não são razoáveis.

Traçar metas condizentes com a realidade é um dos princípios básicos para que você possa cumpri-las.

E quando falamos em metas de estudos, vale o mesmo raciocínio.

Defina metas de estudo viáveis.

Então, conforme você for aumentando o seu nível de confiança, vá aumentando o seu tempo de estudos, além do nível de dificuldade.

Para ser aprovado em concursos mais selecionados, você precisa ter um nível de aprofundamento nos estudos compatível com o nível de exigência da prova.

Comece estipulando uma meta de 50% de acertos na resolução de exercícios e vá aumentando, até buscar um resultado próximo de 100% de acertos.

Rotina Profissional de Estudos

Você já ouviu falar no termo “Concurseiro Profissional”.

Alguns “gurus” gostam de deturpar essa ideia, dizendo que ela faz referência ao estudante que faz um monte de provas e não consegue passar em nenhuma.

Mas eu gosto de classificar o Concurseiro Profissional com aquele estudante que tem um comportamento profissional e responsável durante o seu período de preparação.

E isso significa estudar todos os dias, respeitando os horários definidos por você durante a sua etapa de planejamento dos estudos.

Se você trabalha, sabe que mesmo com o desânimo, você precisa desempenhar as suas atividades laborais.

Então, mesmo com preguiça de estudar, estude, não se deixe levar pelo maré do marasmo, aprenda a ter determinação constante.

Não importa se está no final de semana, ou se é feriado.

Sente-se, comece a marcar o tempo que você determinou para a jornada daquele dia e estudo.

O hábito leva à excelência!

Vença a vontade de desistir. E quando você menos perceber, os estudos estarão incorporados à sua rotina e serão tão normais quanto dormir ou ir ao banheiro.

Lembre-se, Você Tem Sonhos A Realizar

O ideal é nós vivermos, no real sentido da palavra, no tempo presente, aprendendo com o passado e nos preparando para o futuro.

Seus sonhos só vão se realizar se você trabalhar hoje para construir o futuro que você deseja. Essa regra é universal.

Então, nos momentos de energia em baixa, ou que você estiver sentindo preguiça de estudar, lembre-se da vida melhor que você quer alcançar.

Pense em tudo o que você vai conquistar ao atingir a sua aprovação.

Esse será o seu combustível para resolver mais 5 questões, para ler mais 5 páginas do livro ou para assistir a mais 1 videoaula.

Quando você cria uma visualização futura, do seu objetivo realizado, tudo acaba ficando mais fácil, pois de maneira inconsciente, seu cérebro criará melhores sensações para que você consiga se manter firme em seu propósito.

Não se iluda, nem se deixe levar pelas ideias erradas que nós vemos diariamente, principalmente nas redes sociais.

Muitas pessoas dizem que as práticas de alta performance não passam de “encheção de linguiça”. 

Às vezes, tudo o que você precisa ouvir pela manhã é uma palavra de incentivo para não se deixar vencer pela preguiça de estudar.

Mas acredite, se você se conectar com as pessoas corretas, você passará a fazer parte de uma rede de otimismo e positividade.

Não despreze os ensinamentos de pessoas que já passaram pela fase que você está passando, aprenda a fazer o que elas fizeram para serem aprovadas, e não cometa os mesmos erros.

Esses conhecimentos certamente vão ter servir como um atalho, te fazendo economizar tempo e dinheiro.

E isso significa ser aprovado mais rápido e com mais facilidade.

A preguiça de estudar se alimenta da nossa visão errada sobre os nossos problemas, e quando nós focamos nas dificuldades, acabamos nos esquecendo de buscar a solução.

Conclusão: Vencendo a Preguiça de Estudar

A Preguiça tem um significado diferente da Procrastinação. 

Tenha muita clareza para identificar a real fonte dos seus problemas para que você consiga buscar a melhor solução para você.

A Preguiça é um vício que se não for combatido, nos faz perder muitas oportunidades que podem transformar a nossa vida.

Quebre esse Ciclo Vicioso passe a vivar uma vida de realizações.

Crie as mudanças que você tanto deseja.

Você não precisa revolucionar toda a sua vida de uma só vez, com um choque de ordem, mas sim através da incorporação de bons hábitos com constância e manter o seu ritmo.

Obviamente, seria muita pretensão minha considerar que esse artigo guia contém todo o conhecimento necessário para que você se torne um grande especialista em aprovação em concursos públicos.

Ele é apenas um guia prático, com técnicas e estratégias para que você consiga vencer a preguiça de estudar e começar a produzir os seus primeiros resultados positivos nos seus estudos.

Certamente, existe muito mais a ser apresentado para a maestria na arte de fazer provas de concursos e obter a tão sonhada aprovação.

E caso você considere a necessidade de aprofundar os seus estudos, eu criei um material fantástico em pdf, o método 10 Passos do Sucesso Nos Concursos.

Clique Aqui para Acessar

O Livro Digital 10 Passos do Sucesso Nos Concursos é o único método de estudos para Concursos que aborda todos os aspectos necessários para que você faça realmente a diferença na hora de fazer a sua prova e consiga conquistar a sua aprovação.

Quero Acessar O Método Agora.


Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim é Policial Rodoviário e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos. Fundador do Blog Centro Preparatório, onde publica artigos com estratégias de preparação, Autor de Livros Digitais sobre preparação para Concursos e Podcaster no Canal Mestre em Concursos, disponível no Spotify e no Deezer.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.