Neste artigo eu quero te ensinar a como ter um estudo organizado para concursos, assim como ter o total controle da sua rotina de estudos.

Não importa em que condição você esteja: Se já já um estudante experiente ou se nunca estudou para nenhum concurso.

Desde que comecei a escrever aqui no Blog Centro Preparatório, eu sempre procuro focar no conceito da rotina de estudos baseada prioritariamente no planejamento e na organização.

Então hoje, eu vou mostrar como organizar os seus estudos, em todos os aspectos, planejamento, local de estudos, tempo de estudos, roteiro de estudo, plano de estudos, enfim, esse é o seu guia definitivo para ter um estudo organizado para concursos de uma vez por todas.

Confira aqui o porquê!

Estudar para concurso público definitivamente não é como estudar, por exemplo, para uma prova escolar, até mesmo da universidade.

Na escola é perfeitamente possível deixar tudo para a última hora, estudando apenas na véspera, e meio que, em um passe de mágica, esquecer tudo logo após.

Quando estudamos para um concurso, em que muitas das vezes não se sabe quando o edital será lançado nem que matérias serão cobradas nele com exatidão, é necessário estudarmos tanto de forma a priorizar os conteúdos com maiores chances de serem cobrados, quanto de uma maneira capaz de nos fazer memorizar tudo o que estudamos por meses, e até mesmo por anos.

Para que isso aconteça, você deve se preocupar com basicamente 3 aspectos da sua preparação:

  • Estratégia de Estudos
  • Continuidade
  • Acompanhamento do Desempenho

As dicas de hoje de servirão justamente para reforçar essas habilidades em você, desde que você as coloque em prática.

Lembrando que se você não colocar em prática, alguém certamente colocará.

Então vamos lá? Eu dividi esse artigo em 10 Dicas para você.

10 Dicas de Estudo Organizado Para Concursos

1º DICA: Estudar para concurso público é uma maratona

Estudo Organizado Para Concursos

Uma maratona é uma prova de corrida de aproximadamente 42Km.

Obviamente, o vencedor é aquele que chega em primeiro lugar.

Mas, na verdade o maior desafio é concluir a prova.

Imagine que você nunca tenha corrido uma maratona ou treinado para uma corrida como esta e, de uma hora para outra, resolvesse participar de uma maratona sem nunca ter treinado.

O mais provável é que você não consiga concluir a  corrida, afinal 42Km não é para qualquer um, é muito pesado.

Agora, se você já treina a algum tempo, já conhece os limites do seu corpo, talvez já tenha participado de algumas maratonas, enfim, já conheça a prova e sabe como conduzir a sua corrida para chegar ao seu final, você certamente chegará ao final.

Conseguiu perceber a diferença?

Com os seus estudos deve acontecer da mesma maneira.

Se você decidir prestar uma prova, sem nunca ter estudado, ou sem conhecer o conteúdo que será cobrado, o mais provável é que você não tenha um bom desempenho.

Agora, se você treinar a sua mente, estudando da maneira correta, treinar o seu corpo, para suportar a maratona de uma prova de concurso, às vezes são 4 horas ou mais sem beber água, sem ir ao banheiro, é perfeitamente possível concluir a sua prova com êxito, sendo aprovado e chegando entre os primeiros colocados.

Então, não viva somente com esperanças, faça acontecer, dedique-se com a sua alma, com a determinação de maratonista olímpico que deseja a medalha de ouro.

Estude todos os dias.

2º DICA: Faça um cronograma de estudos

O Cronograma de estudos, ou plano de estudos é, na verdade, uma ferramenta de controle da sua rotina de estudos.

Ele pode ser por exemplo uma planilha, feita em Excel, BRCalc, ou até mesmo a mão.

É nela que você vai colocar tudo o que você tem que estudar, de acordo com a sua necessidade, e usá-la para verificar o que já estudou, se já fez os resumos, revisões e exercícios e o que ainda falta ser estudado.

Assim, todos os dias, você será capaz de saber onde parou na última vez que estudou e saberá em que ponto deverá recomeçar.

Basta fazer o registro de todas as suas atividades de estudo.

Além disso, da mesma forma que a corrida, se você não estiver acostumado com a rotina de estudos, o ideal é que você comece aos poucos, com 30 minutos por dia, aumentando para 1 hora, 2 horas, até o tempo máximo que você consiga estudar com qualidade, sem prejuízo das outras áreas de sua vida: Família, Trabalho, Lazer, etc…

3º DICA: Dicas para montar um plano de estudo

O que é um plano de estudos?

Bom, como o próprio nome sugere, um plano de estudos é um planejamento da sua rotina de estudos para concurso público.

Basicamente você irá definir quando, como e o que irá estudar.

A adoção de um plano de estudos bem elaborado pode reduzir em muito problemas como falta de tempo, falta de concentração, dificuldade para se organizar para assimilar uma grande quantidade de matérias entre outras queixas similares.

Além disso, ele é capaz de te ajudar a aumentar significativamente as suas chances de aprovação, visto que a sua preparação passaria a ser mais produtiva e eficiente.

Quando você reflete sobre as suas atividades no dia a dia logo de cara você já descobre algumas coisas interessantes sobre a sua rotina.

Há várias formas de criar um plano de estudos, mas vou detalhar aqui um jeito simples que eu acredito que seja mais prático.

Primeiramente você deve criar uma planilha como a da imagem abaixo:

Quadro horário concurso

Depois disso você deve ir escrevendo e riscando ou pintando os horários em que você está sempre ocupado e depois os horários em que você está ocasionalmente ocupado.

Marque tudo o que você lembrar, desde tarefas grandes como trabalho até tarefas mais simples e corriqueiras como almoçar, tomar banho, afazeres domésticos e etc.

Os horários que ficarem livres são os horários em que você poderá organizar a sua rotina de estudos

Aprenda, no artigo abaixo, como Montar um Plano de Estudo eficiente:

4º DICA: Faça um Planejamento de todas as suas atividades

Estudo Organizado Para Concurso

Geralmente, é recomendável que o plano de estudos seja feito semanalmente, pois, essa é a forma mais fácil para você começar a ter o controle dos seus estudos.

Mas, conforme o tempo for passando e você for adquirindo experiência como estudante, você já deve começar a pensar em ter um planejamento para o mês todo, não somente das suas atividades de estudos, mas também sobre todos os aspectos da sua vida.

Adquira o hábito de estar pronto antes mesmo do horário de início das atividades de estudo. Não espere começar o tempo planejado para estudar para separar o material ou mesmo arrumar o seu local de estudo.

Esteja pronto para começar antes do horário definido no seu planejamento.

5º DICA: Monte o seu roteiro de estudos

O roteiro de estudos nada mais é do que uma forma de controlar sua produtividade em cada disciplina.

Pois, ele te permite ter um estudo organizado para concursos e ter o controle de cada conteúdo de cada uma das matérias a serem estudadas, te tornando capaz de estudar em alta performance.

Ou seja, estudar e memorizar os assuntos e saber como resolver questões de provas.

O Roteiro de Estudo é um passo a passo, um checklist que você deve seguir para cada tópico de cada disciplina que você precisa estudar.

Usando essa ferramenta você consegue verificar se precisa assistir a alguma aula, aprende como escolher um material didático adequado, além disso, aprende como determinar quais os assuntos mais importantes e que merecem maior atenção na hora de estudar.

Enfim, aumenta absurdamente o seu nível de controle dos seus estudos, te permitindo estudar com planejamento e direcionamento.

Aprenda aqui como fazer o seu roteiro de estudo perfeito em 5 Passos Simples.

6º DICA: Faça Muitos exercícios.

Exercícios são uma excelente ferramenta de estudos, pois trazem uma série de vantagens para o estudante que tem o hábito de resolver muitas questões.

Entre elas, merecem destaque:

  • Memorização
  • Adaptação ao estilo da banca.
  • Aprender como o conteúdo é cobrado em provas.
  • Entendimento do Conteúdo

Portanto, o ideal é que, após estudar cada assunto, você resolva exercícios relativos à matéria que acabou de estudar.

Esse simples cuidado vai te ajudar não só a entender melhor o que você acabou de ler, como também te auxiliar no processo de fixação de todo o conteúdo.

Mas não precisa se assustar!

Pois, em alguns momentos, você terá a impressão de que não aprendeu nada. Afinal, esse é apenas um passo inicial, e o aprendizado eficiente requer repetições sucessivas.

Ou seja, muitas questões resolvidas.

É comum as apostilas de concurso terem exercícios associados logo após cada tópico. resolva todos eles.

Se possível, faça o cadastro em um site de questões (alguns são gratuitos), onde é possível filtrar questões de provas já realizadas pelas bancas por assunto.

7º DICA: O Poder está nas revisões

Revisar nada mais é do que voltar ao conteúdo que você já estudou.

Sempre utilize as revisões após a leitura do seu material didático e paralelamente à resolução de exercícios.

Use justamente as suas anotações ou os seus resumos, organizando o que foi lido na sua planilha de controle.

Esse material será constantemente atualizado por você durante a sua preparação, então, não precisa se preocupar em acertar tudo de primeira, com o tempo, você aprenderá a fazer o seu plano de estudos rapidamente.

Para aproveitar todo o potencial das revisões, sugiro que você experimente fazer resumos de todo o conteúdo que você já fez a leitura inicial.

Claro que cada um tem suas preferências mas, inicialmente eu te recomendo seguir o que eu ensino no passo a passo do roteiro de estudo perfeito.

8º DICA: Nada de interrupções

Existem alguns estudos que demonstram que, quando somos interrompidos enquanto estamos estudando, levamos em média 20 minutos até voltar ao mesmo estágio de concentração.

Então, trace a sua agenda de estudos portante e avise aos seus familiares que está estudando e peça para não ser incomodado.

Outra ação recomendável é desligar o telefone ou colocá-lo no modo silencioso  antes de começar a estudar.

Aprofunde o seu conhecimento sobre como ter mais foco nos estudos nesse artigo.

9º DICA: Faça Intervalos regulares

Quando você estiver em seu horário de estudo, recomendo que você faça algumas pausas.

Normalmente, um tempo razoável de estudo dura em torno de uma hora até uma hora e meia.

Eu recomendo um intervalo de 10 a 15 minutos após cada tempo de estudo de uma hora. E durante o período de intervalo, desligue-se da atividade de estudo e busque uma distração, lave o rosto, baba água, tome um café.

Use esse tempo para descansar o cérebro e oxigenar as ideias.

10º DICA: Tenha um ambiente de estudos adequado

Estudar não é apenas sentar, ler e escrever.

Na verdade, essa atividade vai muito além disso, e como você provavelmente vai passar alguns meses ou até mesmo anos dedicando algumas horas do seu dia estudando, é preciso atenção quanto ao seu local de estudo.

Uma das maiores vantagens em se ter local de estudo preparado da forma correta é o aumento do nível de concentração e de foco nos estudos.

Além disso, um bom ambiente de estudo só tende a trazer benefícios já no curto prazo.

Mas você não precisa se preocupar, pois a tarefa de deixar tudo muito bem organizado e otimizado no seu canto de estudos é tarefa mais simples do que parece.

E você não vai precisar gastar rios de dinheiro..

O seu cantinho de estudos deve permanecer sempre organizado, com cada coisa em seu devido lugar. Sempre que terminar de estudar, arrume a sua mesa e o seu material para não perder tempo no dia seguinte.

Se possível já deixe o material da próxima atividade de estudo separado.

Eu preparei um artigo especial para te ensinar como organizar o seu local de estudo e deixar o seu ambiente altamente produtivo.

Você pode acessar no link abaixo:

Minha Última Dica De Hoje Para Você

Espero que você tenha gostado das dicas e possa aplicá-las em seus próximos posts.

E antes de encerrar este artigo, que eu quero te dar uma dica extra.

Não tem muito tempo, eu preparei um Artigo super especial mostrando Como Aumentar Absurdamente O Seu Rendimento Nos Estudos.

Como eu já passei por muitas dificuldades quando era estudante, eu resolvi disponibilizar tudo da forma como eu fiz para superar essa fase não muito boa e contar um pouco da minha trajetória nesse artigo.

Pois eu sei que essas dificuldades fazem com que muitos estudantes acabem desistindo do seu sonho de ser aprovado.

O artigo está incrível e se você colocar em prática, como eu fiz, vai começar a sentir a diferença em 2 semanas ou menos.

E para mim foi tão bom, que até consegui ser aprovado no concurso da Força Aérea em apenas 6 meses.

Modéstia à parte, são as melhores dicas de estudo que você vai ter em mãos, principalmente de graça.

Caso queira acessar gratuitamente o meu artigo, clique aqui e conquiste os seus objetivos também.

Compartilhe esse artigo com os seus amigos.

Deixa um comentário aqui embaixo me dizendo se você gostou das dicas do artigo de hoje.

Um grande abraço e até o próximo artigo!


Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim é Policial Rodoviário e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos. Fundador do Blog Centro Preparatório, onde publica artigos com estratégias de preparação, Autor de Livros Digitais sobre preparação para Concursos e Podcaster no Canal Mestre em Concursos, disponível no Spotify e no Deezer.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.