Devido ao grande número de leitores aqui do Centro Preparatório que me mandam mensagens questionando sobre qual a melhor escolha: Se é estudar para faculdade ou concurso público? eu resolvi escrever esse artigo para ajudar nessa importante e difícil escolha.

Só quero deixar uma coisa bem clara antes: A aprovação em um cargo público de alto nível não nasce do berço. Ela é construída.

Dos mitos que mais ouvimos por aí, dizendo que é melhor prestar logo um concurso para “garantir” o futuro, o “certo”, uma coisa é verdade…

Os Concursos de alto nível, com as melhores carreiras, condições de trabalho e os melhores salários exigem, em sua grande maioria, o Nível Superior completo.

Ou seja, uma hora ou outra você vai precisar cursar uma faculdade para conquistar efetivamente a sua liberdade financeira e a tão sonhada estabilidade através do serviço público.

Talvez você tenha dúvidas sobre quem esta cursando o ensino médio pode fazer concurso?

Se for o seu caso, eu recomendo que você finalize pelo menos o ensino médio para se dedicar aos concursos, pois a quantidade de vagas que cobram nível médio é ínfima. E talvez até não existam mais a depender de quando você estiver lendo este artigo.

Outra questão importante é se existe algum plano de estudo para quem trabalha e faz faculdade?

Sim, é perfeitamente possível estudar para concurso e fazer faculdade ao mesmo tempo.

Porém, tenha em mente que você precisará de tempo disponível para estudar diariamente, além de muita organização para suportar a carga dupla de conhecimento, mas, com o direcionamento correto, você consegue conciliar concurso e faculdade sem maiores problemas.

O fato é que existem padrões e técnicas secretas estudadas por diversos especialistas na arte de passar em concursos, um conjunto de ações bem definidas e até simples…

E após estudar exaustivamente essas metodologias, testar, errar e acertar diversas melhorias…

Eu vou compartilhar com você ao final do artigo algumas dicas da minha metodologia completa para ter um excelente desempenho em qualquer prova de concurso público ou até vestibular, independente de como você esteja hoje.

Por isso, leia até o final.

Muito bem, foi como eu disse: Uma hora ou outra você vai precisar de um curso superior na sua trajetória de aprovação em concursos públicos.

A principal escolha agora é quando vai tomar essa decisão.

Se é melhor escolher agora estudar para concurso ou fazer uma faculdade primeiro e depois se dedicar aos concursos.

Não existe uma regra que diga que qualquer concurso público precisa de faculdade por si só.

Cada cargo tem as suas particularidades e exigências e, em sua maioria, a exigência de nível superior tem ligação direta com as atividades do cargo, como Médicos, Defensores Públicos, Área de Engenharia.

Ou seja, a formação exigida é inerente às atribuições do cargo.

Mas não se preocupe, existe um monte de concurso público para quem não tem faculdade, e se você pesquisar direitinho vai achar um monte de opções interessantes.

E, sim, qualquer pessoa comum pode alcançar bons resultados em concursos, é tudo uma questão de estratégia e de prioridades.

Saiba Como Escolher Entre Estudar Para Faculdade Ou Concurso Público

Saiba que existem as mais diversas decisões que os candidatos precisam tomar antes de escolher se vai ingressar em uma disputa para a carreira pública

E, entre elas, está a questão de escolher entre um concurso que tenha bons salários ou a faculdade.

Já vi casos de como o de uma estudante que havia sido aprovada em um concurso de nível médio, com um salário de R$ 1.300, mas que estava disposta a lutar por um salário melhor.

Ela tinha apenas 23 anos, e não possuía curso superior e não sabia qual curso escolher.

Nesse caso, já que existe a dúvida sobre o curso superior, por que não dar continuidade aos estudos buscando um salário melhor e, depois, com mais tranquilidade, pensar em na faculdade?

Já com um salário razoável e certa qualidade de vida.

Essa escolha vai permitir, inclusive ter mais clareza para escolher um curso superior com o qual tenha mais afinidade e que esteja alinhado com os propósitos de vida.

Além do fato de já possuir uma condição financeira melhor para custear as despesas da faculdade (livros, lanche, deslocamentos, mensalidades).

Estudar Para Faculdade ou Concurso Público? Entenda as Vantagens de Cada Um

Bem, mas se estiver na situação de ser um jovem e já ter concluído o ensino médio e precisa ter toda a segurança que um bom cargo público de nível médio pode oferecer ou a conquista do diploma pode ser uma dúvida cruel.

Existem vários fatores a serem levados em consideração e as escolhas que fazemos na juventude, principalmente em relação ao nosso futuro profissional, terão impacto direto sobre nossas vidas.

Então, embora pareça ser uma escolha muito difícil fazer a opção por estudar para faculdade ou concurso público, saiba que em ambos os casos, qualquer que seja o caminha escolhido por você será bem amparado.

Por isso, essa é uma escolha muito pessoal, e para ajudar você com essa importante decisão, vamos conhecer um pouco as vantagens de cada uma das opções.

OS BENEFÍCIOS DE CURSAR UMA FACULDADE

Estudar por si só sempre representa uma ótima opção.

Mas saiba que durante a experiência de vivenciar um curso superior, seu horizonte de aprendizado é verdadeiramente expandido.

A lista de benefícios que eu vou elencar abaixo, não é definitiva, mas resume bem todas as vantagens de se optar por cursar uma faculdade. Veja a seguir:

  • Aumenta a qualificação do estudante para o mercado de trabalho e expande o leque de opções de concursos públicos;
  • Aumenta o ganho de conhecimento e capacidade de aprendizado do graduando;
  • Garante a opção pela carreira acadêmica;
  • Aumenta a visão de mundo do estudante, possibilitando um maior conhecimento de si e da sociedade e proporciona amadurecimento;
  • Aumento da rede de relacionamentos (network) e possibilidade de conhecer experiências de vida e conhecimento cultural;
  • Entre outros.

Além de tudo isso, é preciso reforçar que o diploma de curso superior permite o acesso a uma vasta opção de concursos públicos que possuem este requisito:

  • As Carreiras de Analista dos Tribunais e do Ministério Público,
  • Cargos de Magistratura Estadual e Federal,
  • Carreiras dos Delegados de Polícia,
  • Carreiras da Advocacia Pública,
  • Ministério Público,
  • Polícias Federal e Rodoviária Federal e Receita Federal, entre outros.

AS VANTAGENS DE PRESTAR CONCURSO PÚBLICO

A partir de agora, o nosso próximo passo é aprender as vantagens para aqueles que decidam fazer a opção por prestar um concurso público

Assim, já é possível garantir uma vaga como servidor público, para, então, em um momento de maior tranquilidade, possam cursar a faculdade.

Portanto, acompanhe abaixo:

  • Estabilidade no cargo;
  • Salário inicial em média maior do que na iniciativa privada;
  • Remuneração inicial acima da média do setor privado;
  • Prestígio Social;
  • Plano de Carreira definido em lei;
  • Benefícios que variam de acordo com o cargo escolhido, complementando o salário: Auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio moradia, ressarcimento de plano de saúde;
  • Possibilidade de construção de uma carreira sólida;
  • Entre outras.

Essas vantagens de escolher estudar para concurso público devem ser olhadas com bastante carinho, principalmente se pararmos para analisar a situação atual do mercado de trabalho.

Eventualmente, a crise econômica afeta diretamente o futuro dos empregos, e todos ficamos temerosos com o que vai acontecer.

No entanto, os trabalhadores do setor público sentem menos esses efeitos, já que as suas relações de trabalho e benefícios são definidos em lei, o que garante maior segurança, principalmente pela estabilidade.

Fazer Faculdade e Estudar Para Concurso

Bem, agora nós temos a última opção para o tema deste artigo.

A princípio, a ideia de conciliar os estudos para concurso público e para a faculdade não soa muito bem, e parece até assustadora, ou até impossível.

Mas dá sim para fazer faculdade e estudar para concurso ao mesmo tempo, é apenas uma questão de organização.

Certamente, essa sensação é normal, mas você não é a primeira nem será a última pessoa a passar por isso.

Contudo, são duas estradas bem diferentes e as cargas são pesadas.

Se você tem dúvidas se hoje em dia é bom fazer faculdade ou prestar concurso público, por que não conciliar?

Afinal, durante o curso superior você vai ter que estar, não só, presente em sala de aula, mas também, terá as provas, trabalhos e atividades extraclasse, como estágios e visitas técnicas.

Ao passo que, durante o período de preparação para um concurso público, você vai ter que dar conta de uma vasta gama de matérias.

Até porque os editais estão cada vez mais abrangentes hoje em dia.

Mas acredite, é perfeitamente possível casar essas duas atividades.

Não estou dizendo que é fácil e que você não terá problemas.

A verdade é que esse esforço é muito compensatório!

Pense daqui a alguns anos: O seu Diploma de curso superior em uma das mãos e o seu termo de posse na outra.

Além de tudo, você terá uma grande vantagem:

Não ter que se preocupar com o primeiro emprego, o que é tão difícil de se conquistar ao sair da faculdade.

Elabore Um Plano De Estudos

Estudar Para Concurso Ou Fazer Faculdade

O plano de estudos, é um planejamento com todas as suas atividades de estudo.

É nele que você vai criar um cronograma para dar conta das suas atividades de estudos, seja para o seu concurso, seja para a faculdade, ou até mesmo para as duas opções.

Então, o primeiro passo é mapear como você usa o seu tempo diariamente e quanto tempo você tem disponível para se dedicar aos estudos.

Portanto, você pode fazer o seu plano de estudos em uma simples planilha do Excel, como eu ensino no meu artigo:

7 Passos Simples Para Passar Em Concursos Públicos

Assim, você consegue dividir o seu tempo de estudos entre todas as matérias.

Mas para que isso funcione, é necessário que você analise o edital do concurso que vai prestar, e elabore um roteiro de estudo, um passo a passo para estudar qualquer matéria.

Saiba aqui Como Fazer Um Roteiro de Estudo Perfeito, em 5 Passos Simples.

Então, não se esqueça de que, se você escolher estudar para concurso e fazer faculdade ao mesmo tempo, na época de provas da faculdade, elas devem ser priorizadas.

Por isso, otimize bem o seu tempo para não prejudicar uma área, nem a outra.

Então, com base na análise do edital e no roteiro de estudo, preencha a sua planilha com as atividades que você aprendeu a definir e você terá seu plano de estudo!

Conclusão

Bem, se hoje você me perguntar, diretamente, sem entrar a fundo em detalhes da sua vida, qual seria a melhor opção: Estudar Para Faculdade ou Concurso Público?

Certamente, eu responderia de acordo com a minha experiência de vida, que foi optar por prestar um concurso.

No meu caso em particular, eu optei por ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, e só depois, cursar a faculdade.

Eu conto a minha história, com toda a minha trajetória no Universo dos Concursos, com as minhas aprovações, reprovações, superação de dificuldades no meu E-Book 10 Passos do Sucesso Nos Concursos, que você pode baixar clicando na Imagem localizada aqui abaixo.

Dica Extra

Se Você gostou desse artigo, eu recomendo que você leia um material muito especial que eu produzi, onde eu mostro Como Aumentar Absurdamente o Seu Rendimento Nos Estudos.

Clique aqui e Leia o artigo na íntegra.

Um grande abraço e até o próximo artigo.


Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim é Policial Rodoviário e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos. Fundador do Blog Centro Preparatório, onde publica artigos com estratégias de preparação, Autor de Livros Digitais sobre preparação para Concursos e Podcaster no Canal Mestre em Concursos, disponível no Spotify e no Deezer.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.