Quando a pessoa decide ingressar na carreira pública, logo vem a dúvida: Qual o melhor curso preparatório para concurso público?

E a escolha de um bom curso preparatório é um dos passos mais importantes para quem toma a decisão de se preparar para qualquer concurso público.

Como sabemos, para conquistar a aprovação, é indispensável uma preparação adequada.

Além disso, o sucesso exige muito do candidato – seu tempo, sua dedicação, energia e concentração.

Nem sempre é fácil estudar sozinho.

Aliás, não se iluda, para conquistar chances reais de aprovação, em qualquer concurso, você vai ter que se esforçar muito.

Qual a vantagem de um Curso Preparatório?

O objetivo desses cursos é justamente proporcionar um atalho, principalmente se você nunca estudou com o objetivo de disputar uma classificação, ou não tem conhecimento das matérias cobradas no concurso que você escolheu.

Ou seja, os cursinhos direcionam os estudos dos alunos que estão se preparando (ao menos deveriam fazer isso).

Nesse outro artigo, eu falo sobre como ter uma preparação adequada, inclusive online.

Leia aqui o artigo na íntegra…

Quando começamos a estudar é muito difícil conseguir fazer tudo sozinho, organizar o material, achar os exercícios, etc.

É nesse ponto que surge a importância de escolher o melhor curso preparatório, que seja 100% voltado para o edital do seu concurso.

Como eu disse no início desse artigo, uma das maiores dúvidas dos estudantes em início de preparação é sobre qual o melhor curso para preparatório.

E, para te ajudar a encontrar o seu, eu fiz uma análise para te ajudar a responder essa pergunta por si só.

Preparação Antecipada

Eu costumo dizer que sou sempre a favor do estudo antecipado, antes de sair o edital.

Mas a grande maioria, maioria mesmo, cerca de 90% dos candidatos às vagas de um concurso, só começa a estudar quando há um edital em vista.

Geralmente, é porque os estudantes que ainda não tem uma mentalidade adequada, de longo prazo, precisam de um estímulo mais concreto, de algo mais “palpável”.

Eu recomendo que você comece a estudar pelas matérias mais básicas, como Língua Portuguesa e as matérias comuns da área escolhida, (Área Policial, Tribunais, Fiscal) e, conforme for criando “bagagem”, acompanhe os editais e inclua as matérias específicas de um determinado concurso na sua programação de estudo.

Existem alguns cursos preparatórios que tem essa modalidade de preparação:

  • Curso Básico para Tribunais, por exemplo, ou Curso Básico para Área Policial

Essa é uma estratégia bem interessante quando o estudante já tem noção de qual área vai prestar concurso, mas ainda não tem previsão de lançamento de edital.

Curso Preparatório Por Módulos

Outro momento é quando se tem bom conhecimento da maior parte das matérias e ainda há deficiência em uma ou outra.

Nesse caso, o ideal é assistir aulas somente daquelas disciplinas que você não domina.

Assim, você elimina as possíveis dificuldades em aprender determinada matéria e ganha cada vez mais segurança.

Por exemplo:

  • Módulo de Língua Portuguesa
  • Módulo de Direito Constitucional
  • Módulo de Raciocínio Lógico

Quanto mais específico melhor

Um Curso Preparatório genérico e um voltado exclusivamente para o Concurso que você deseja podem ter diferenças significativas.

Por isso, sempre que possível faça a opção por um treinamento voltado exclusivamente para o exame do cargo que você deseja.

E essa opção se justifica pelo fato de que nesses casos o Curso Preparatório está 100% focado no edital e nas provas anteriores desse concurso especificamente.

Como você, meu aluno e leitor inteligente, já deve saber, as bancas examinadoras cobram os assuntos de formas distintas para cada exame específico de cada cargo, logo, quanto mais afinado o curso estiver com aquele exame, maiores as suas chances de aprovação.

Além disso, mesmo no caso de um curso preparatório direcionado, avalie o histórico da empresa no mercado, pesquise opiniões de ex-alunos na internet.

Privilegie marcas já consolidadas no mercado e com mais índice de satisfação.

Assim, você evita riscos que podem comprometer a sua conquista já na primeira tentativa.

Conheça Os Professores

Como a área de Concurso Públicos possui muitos ramos, é comum o profissional se especializar em uma área específica.

Num curso preparatório para concursos, o ideal é que o corpo de professores seja formado por diversos especialistas, pois nós temos uma infinidade de matérias cobradas nas provas.

Para você ter uma ideia, das 80 questões de uma prova objetiva por exemplo, a distribuição pode se dar da seguinte forma:

  • 20 questões de Português;
  • 20 questões de Disciplina Específica (Trânsito, Direito Eleitoral, Direito do Trabalho, Enfermagem, …);
  • 10 questões de Direito (Civil, Direito Constitucional, …);
  • 10 questões de raciocínio lógico;
  • 10 questões de Informática;
  • 10 questões de Ética.

Para obter o melhor conteúdo em cada uma dessas, é importante que o estudante tenha à disposição aulas de especialistas em cada área.

Como Escolher a Melhor Apostila

Vivemos no mundo da quantidade.

Hoje em dia, o fluxo de informações é tão exagerado que às vezes nos sentimos incapazes de dar conta de tantas notícias e novidades que surgem a cada segundo.

Se a internet nos trouxe o acesso fácil a toda essa avalanche de informações, ela também trouxe um problema:

Como escolher e diferenciar o que realmente importa para a nossa vida, em termos de informação?

Essa lógica da qualidade versus quantidade é muito importante na busca dos concurseiros por material de estudo.

Uma apostila, por definição, é um livro que reúne uma ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento, visando preparar o leitor para algum tipo de avaliação.

Uma boa apostila contém as informações necessárias para que seja aprovado na avaliação pretendida, em nosso caso, o concurso público.

As apostilas podem ser digitais (geralmente em formato PDF) ou impressas, de acordo com a sua escolha.

Para que você faça um comparativo, e entenda de uma vez porque o seu material de estudo deve ser escolhido com muito cuidado, leia o trecho abaixo:

“Quando você sente uma dor no coração, mesmo já tendo ido num hospital para lidar com o problema de maneira mais emergencial, a tendência natural é que depois, você visite um cardiologista, que possui conhecimentos específicos sobre o seu problema.”

A mesma coisa ocorre com a escolha por uma apostila preparatória para concurso.

Apostilas especializadas no seu concurso são muito mais eficientes para a sua preparação, pois lhe darão informações específicas referentes à prova que você precisa enfrentar.

Essa “especificidade” vem principalmente após a análise do histórico das provas de um concurso para um cargo específico.

Então, não trate problema do coração com um ortopedista!

Considere a infraestrutura do Curso Preparatório

A cada edição da prova de um determinado concurso no Brasil, milhares de estudantes se inscrevem.

Para dar conta do recado, o curso preparatório que oferece o treinamento deve ter uma excelente infraestrutura, de modo a atender com qualidade à demanda dos estudantes.

Por exemplo, um curso presencial deve fornecer uma sala adequada para aulas, se possível, uma biblioteca, materiais didáticos (Apostilas, Materiais Complementares, Listas de Exercícios e Simulados).

Já um curso online precisa oferecer acesso permanente para o aluno, com um sistema de fácil acesso, com aulas atualizadas e materiais em texto para o acompanhamento das aulas.

Também é recomendável que você analise o serviço de suporte em caso de problemas de acesso, ou até mesmo em caso de dúvidas.

Curso Preparatório Presencial ou à Distância

Um quesito importante para escolher qual o melhor curso preparatório é a modalidade de acesso.

Muitos alunos gostam do modelo presencial, por valorizarem uma rotina de aulas, contato com outros concurseiros e com os professores.

Já outros preferem a flexibilidade de um curso online, feito pela internet, em que é possível estudar de casa, ou até mesmo do trabalho.

Além disso, você escolhe quais horários são mais convenientes, podendo acessar pelo computador, celular ou tablet.

Ao avaliar o método de ensino, cheque se ele pode ser personalizado de acordo com as suas próprias necessidades, por exemplo, por meio de um roteiro customizado de estudos, que leve em conta as áreas em que você mais tem dificuldade.

Em uma plataforma de ensino online, a principal vantagem é que o estudante pode assistir às aulas quantas vezes quiser e, se precisar, pode voltar o vídeo para entender melhor a explicação.

Leve em conta a existência de exercícios e simulados

Estudar a teoria é importante, isso é fato.

Mas, na hora da prova, você será avaliado pela sua habilidade em resolver questões no menor tempo possível.

Ou seja, pela sua habilidade em resolver provas.

Você será avaliado por questões inicialmente objetivas no exame do seu concurso.

Por isso, além de contar com um conteúdo teórico de qualidade, o fundamental para escolher qual o melhor curso preparatório é verificar se ele oferece meios para o estudante checar o próprio nível de aprendizado.

É aí que entram os exercícios e os simulados.

Dessa forma, é possível chegar ao dia do exame com mais segurança e, assim, ter a nota necessária para a aprovação.

Afinal, ao fazer simulados com antecedência, o concurseiro pode avaliar as suas forças e fraquezas, e focar nos pontos em que possui maior dificuldade.

Conclusão – Qual o Melhor Curso Preparatório?

Como você notou, é muito difícil dizer qual é o melhor curso preparatório para concurso na atualidade.

Existem várias áreas (Policial, Tribunais, Fiscal), e nenhum curso consegue ser o melhor em todas elas.

Entretanto, eu te recomendo a escolha pelo “conjunto da obra”, então, faça a opção seguindo os critérios que você aprendeu neste guia de qual o melhor curso preparatório.

Quando você for decidir estudar para qualquer concurso, faça antes uma análise de qual área esse concurso se encaixa, e assim fazer a melhor escolha do curso preparatório que irá lhe acompanhar até a aprovação.

Dica Extra

Você já deve ter ouvido falar que para passar em concursos é necessário estudar 2, 3, 4 ou até 5 anos, não é?

Todo esse tempo de estudo é um grande MITO.

A verdade é que cada pessoa tem o seu tempo para absorver todo o conteúdo a ser estudado.

No entanto, diversas pessoas estão conseguindo resultados fantásticos através do Guia 10 Passos do Sucesso Nos Concursos, um pacote de estratégias de estudo desenvolvido por mim, Pablo Amorim.

Eu já fui aprovado em 3 concursos FEDERAIS e agora ensino isso a todos os que desejam ser aprovados em um Concurso Público, através de um livro digital em PDF.

Não sei por quanto tempo o valor irrisório de lançamento do Livro será mantido.

As chances são de que logo que termine as atualizações do material o valor voltará para seu valor cheio. Isso significa que se você fizer sua inscrição hoje você conseguirá economizar muito (cerca de 92%).

Eu preparei uma página informatica com todas as informações sobre o Método 10 Passos do Sucesso Nos Concursos e como você pode solicitar o seu acesso ao material.

Clique no link abaixo para acessar a página AGORA.

Link de Acesso – 10 Passos do Sucesso Nos Concursos

Caso você tenha gostado desse artigo, eu preparei um artigo muito especial, que mostra Como Aumentar Absurdamente O Seu Rendimento Nos Estudos, Leia mais Aqui…


Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim é Policial Rodoviário e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos. Fundador do Blog Centro Preparatório, onde publica artigos com estratégias de preparação, Autor de Livros Digitais sobre preparação para Concursos e Podcaster no Canal Mestre em Concursos, disponível no Spotify e no Deezer.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.