Olá meu caro amigo (a) leitor do Centro Preparatório, Firme no Leme?

Não é raro eu receber dos meus alunos e leitores diversos emails e mensagens pelo Whatsapp me perguntando qual o melhor local, ou o local mais adequado, para estudar de forma eficiente.

Não é novidade para nenhum de nós que um local de estudo adequado faz toda a diferença, como você pode ler no meu artigo – Local Ideal de Estudos.

Existem diversas opções, inclusive eu já escrevi sobre o Poder de Estudar Em Casa.

Mas hoje, eu quero apresentar mais uma solução. Pois, você não deve se limitar a uma única opção, você deve ter diversas alternativas, pois cada caso é um caso e cada concurseiro tem a sua realidade.

Por exemplo, existem aqueles que somente conseguem Estudar no Trânsito, na ida e volta do trabalho. E esse tempo também pode e deve ser usado.

Nesse sentido, gostaria de apresentar a você, mais uma solução, que seria Estudar Na Biblioteca Para Concurso.

Essa é uma opção que muitos deixam passar em Branco, e em quase todas as cidades de médio porte, existe ao menos uma Universidade. Não vou citar as escolas, pois em se tratando de um ambiente frequentado por crianças e adolescentes é difícil encontrar um ambiente silencioso.

Antes de falar sobre as 3 Coisas Sobre Estudar Na Biblioteca Para Concurso, eu gostaria de apontar as principais vantagens e desvantagens de escolher uma Biblioteca como Local de Estudos.

Ah sim, não se esqueça de ler a dica extra ao final do Artigo, a melhor de todas.

Vantagens Da Biblioteca Nos Estudos

Estudar Na Biblioteca Para Concurso

1: Fortalecimento do fator “motivação”:

Você vai estar cercado de pessoas motivadas e fortemente inclinadas ao estudo, seus estudos tendem a ser mais produtivos, estudando horas a fio e compreendendo, pelo exemplo dos outros, certos hábitos e técnicas que podem agregar valor na busca do objetivo.

2: Ambiente “livre” de interferências externas:

Naturalmente, as bibliotecas não tem a maior parte das distrações comuns do dia a dia. Silêncio, isolamento e concentração exclusiva nos estudos é o que faz a diferença.

3: Ambiente feito para “aquilo”:

Na maior parte das bibliotecas, tudo é voltado para o estudo e aprendizado (Cadeiras e mesas confortáveis, cabines de estudo individual, salas para estudo coletivo, ambiente arejado e com temperatura agradável). Coisas que normalmente não temos em casa.

4: Mais fontes de consulta:

Dependendo do seu objetivo (Seja concurso público ou vestibular), você terá um vasto acerto de material bibliográfico para consultas e empréstimos, podendo tornar o seu estudo bem mais completo e dinâmico.

5: Horários flexíveis:

Nas grande cidades, temos espaços disponíveis para uso durante toda a semana em diversos horários disponíveis.

Entre em campo e pesquise no local onde você mora.

6: Ambiente adequado para pessoas dispersas:

Há indivíduos com grande inclinação à distração. Isso é até normal, pela falta de costume com os estudos.

Ruídos ou movimentação de pessoas nos fazem mesmo perder a concentração.

Como eu disse, as pessoas que estudam em bibliotecas, normalmente têm consciência desse aspecto e evitam quebrar o silêncio e a calma do ambiente de estudo, para seu benefício próprio e por respeito aos demais usuários.

Desvantagens do Uso Da Biblioteca:

1: Menor privacidade:

Ao usar um ambiente compartilhado com várias pessoas, existe uma certa perda de privacidade. Você não usará qualquer roupa, e terá restrição de ouvir aulas sem fone de ouvido ou até mesmo ler em voz alta.

2: Tempo com deslocamento:

Dependo da sua rotina e do local onde você mora, o tempo de deslocamento para estudar na Biblioteca para concurso pode ser um problema, pela distância ou pelo tempo de deslocamento, causando perda de horas preciosas de estudo.

3. Desconforto

Mesmo que algumas bibliotecas ofereçam mesas e cadeiras confortáveis, com ambiente climatizado, você não estará em casa.

E não poderá deitar-se no sofá, nem ouvir aquela música relaxante no intervalo dos estudos.

Muitas vezes não terá nem a opção de fazer um lanche ou tomar um café.

4. Transportar Material

Isso já foi um grande problema, mas mesmo hoje em dia, quando temos a nossa opção as vídeo aulas e materiais digitais, acessados por tablets, laptops e até mesmo celular, ainda temos que transportar livros e apostilas para estudar fora de casa.

E, dependendo do que você precise levar consigo, isso pode não ser tão fácil.

A Melhor Opção Para Você

Caberá a você, meu querido leitor (a), avaliar os pontos positivos e negativos e, de acordo com a sua necessidade individual, avaliar se estudar na biblioteca é ou não uma opção.

Dito isto, vamos às 3 Dicas de Como Estudar Na Biblioteca Para Concurso com alto rendimento.

É Bom Estudar Na Biblioteca

Eu, Pablo, digo que sim. E vou explicar o Porquê.

Na minha época de concurseiro, eu utilizei por várias vezes o recurso de uma Biblioteca de uma Universidade próxima de casa para estudar.

Pelo simples motivo: No início da minha preparação eu ainda morava com os meus pais, e em nossa casa, sempre havia muitos cachorros, e cachorros latem, o dia inteiro…

E os latidos parecia navalhas em meu cérebro.

Então, na Biblioteca eu conseguia um ambiente silencioso, livre de interferências externas.

E, para facilitar a minha vida, existiam algumas cabines para estudo individual. O paraíso para mim. Ambiente climatizado, bem iluminado e silencioso, tinha farto material de consulta.

Além disso, existiam bebedouros e banheiros limpos.

Mas o melhor de tudo era o cafezinho 0800 da cantina. Tudo perfeito… rsrsrs

E hoje, diversas Bibliotecas oferecem acesso à internet, via wi-fi, para facilitar as suas pesquisas e uso do Google Drive Para Estudar

Estudar Na Biblioteca é Melhor Do Que Em Casa

Estudar Na Biblioteca Para Concurso

Esta pergunta é até simples de ser respondida:

“Depende!”

Eu já falei sobre como é possível ter uma preparação poderosa estudando em casa nesse artigo.

Agora é hora de falar sobre estudar na biblioteca para concurso.

Recomendo que você faça a leitura do artigo sobre estudar em casa e desse que você está lendo sobre Biblioteca e veja o que se enquadra melhor para você.

Então vamos ao que interessa.

Em casa nós temos diversas outras atividades que estão o tempo todo ao nosso alcance, tirando o nosso foco nos estudos e atrapalhando o nosso rendimento.

E para piorar, os problemas não param por aí…

O principal deles, para mim, é o barulho. Digo por experiência própria.

E não somente o barulho externo, cachorros, motos, som alto do vizinho, mas principalmente o alto ruído feito por nossos queridos familiares.

O Barulho na hora em que estou concentrado até hoje me incomoda muito. Por isso eu sempre procuro um ambiente externo para atividades em que eu preciso estar focado e ser produtivo (estudar, escrever os meus artigos, preparar aulas).

Estudar para concursos é muito cansativo, e o máximo de silêncio e tranquilidade que você conseguir será extremamente positivo para a sua concentração.

Quando eu estudava para concursos, eu só conseguia estudar em casa quando estava sozinho, ou quando todos estavam dormindo, na madrugada.

E por mais que eu tentasse inovar, estudando com o ventilador ligado, usando abafador, nada adiantava, parecia que os cachorros latiam cada vez mais alto.

Sei que na maioria das cidades brasileiras, há poucas bibliotecas, e as que existem tem estrutura ruim.

Mas estudar na biblioteca não precisa ser uma opção definitiva para você.

É apenas mais uma opção a ser considerada.

Como eu disse antes, estudar na Biblioteca para concurso é um pouco chato, desconfortável, e a solidão também pode incomodar um pouco, mas o estudo rende muito mais.

Até porque, a sua única opção é estudar.

Uma coisa legal da biblioteca é o fato de você observar o tempo inteiro outras pessoas estudando, e isso incentiva bastante, pois gera um efeito psicológico motivador.

Estudar Na Biblioteca da Faculdade

Vamos para a última dica De Estudar Na Biblioteca Para Concursos?

Você deve estar se perguntando:

“Por que usar Biblioteca da Faculdade para estudar? Não serve biblioteca de Colégio?”

Bem, claro que serve, mas a minha preferência é sempre pela faculdade.

Vamos aos fatos:

Na faculdade, normalmente temos uma infraestrutura melhor, com material mais vasto, mais específico e voltado ao público adulto.

Além disso, nós temos um ambiente mais maduro e, acima de tudo, mais silencioso.

Adolescentes e crianças tendem a não se adaptar muito bem a um ambiente mais sério.

Nas universidades, você tem acesso a computadores, tablets, calculadoras e alguns outros materiais muito úteis. Algumas oferecem até mesmo serviço de impressão, cópia e encadernação.

Não é difícil encontrar bibliotecas de faculdade que disponibilizam aos seus usuários uma série de salas nas quais é possível isoladamente. Alguns destas salas têm quadros brancos, computadores, scanners e até acesso à Internet.

Melhores bibliotecas para estudar no Rio de Janeiro – RJ

Se você mora na Cidade do Rio de Janeiro, eu vou te dar as melhores opções de biblioteca abertas ao público em geral.

Na realidade, nesses lugares você pode encontrar livros dos mais variados assuntos e tem a opção de reservá-los para ler em casa.

Sem falar da enorme facilidades e do conforto que atualmente eles disponibilizam aos seus usuários (ar condicionado, rede Wi-Fi, lanchonetes etc).

Para quem vai prestar Concurso Público e necessita de um local mais apropriado para seus estudos, aqui estão os locais ideais.

No Rio de Janeiro existem muitas opções de biblioteca para estudar, tanto públicas quanto privadas, nelas é permitida o acesso do público em geral.

Veja as que se destacam pela qualidade e pelo seu local de fácil acesso:

1. BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

Ela fica próxima à estação de metrô Maracanã, na Rua Ibituruna, 108, na Tijuca.

Você precisa realizar um cadastro gratuito, apresentando foto 3 x 4, um comprovante de residência além de um documento de identificação com foto.

Ela funciona de 2ª a 6ª feira das 8hs às 22hs, inclusive aos sábado das 9hs às 18hs.

Só tem uma ressalva, na véspera das provas da UVA, o acesso à Biblioteca é permitido somente a alunos da Universidade.

A Biblioteca é bem ampla, com carteiras individuais e espaço reservado. Ela possui ambiente climatizado (ar condicionado). E você pode levar seus livros próprios e seu laptop ou tablet. OBS: A Rede Wi-Fi é gratuita.

Acesse a página da biblioteca para saber sobre normas de uso. 

Telefone: (21) 2574-8888

 

2. BIBLIOTECA DA PUC-RIO

Ela fica Rua Marquês de São Vicente, 225, na Gávea.

A biblioteca da PUC tem uma excelente infraestrutura e funciona de 2ª à 6ª feira das 07h30min às 22h30min, inclusive aos sábado das 07h30min às 13h30min.

Ela possui guarda-volumes individual com cadeado, além de bebedouro e banheiros próximos.

Você tem a sua disposição várias opções de lanchonetes e restaurantes, inclusive com “bandejão”.

Para usar livremente (não alunos), a única exigência é um cadastro rápido em que você recebe um cartão que dá direito de uso das instalações da biblioteca por até 15 vezes. Depois, caso decida frequentar constantemente, é cobrada uma pequena taxa mensal de cerca de R$ 6,00.

É possível levar o seu laptop o seu material de estudo, mas fica a ressalva de que o Wi-Fi é liberado somente para os alunos da PUC.

Acesse a página da biblioteca para saber sobre normas de uso.

Telefone: (21) 3527-1963 / 3527-1714

 

3. BIBLIOTECA RODOLFO GARCIA – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Ela fica no 2º andar do Palácio Austregésilo de Athayde, Av. Presidente Wilson, 231, centro.

Com horário de funcionamento de 2ª feira a 6ª feira, das 9 às 18 horas, você tem acesso a materiais eletrônicos, digitais, base de dados e mídia sonora, à Internet gratuita – Wi-Fi, além de ambiente climatizado.

Acesse a página da biblioteca para saber sobre normas de uso.

Telefone: (55) (21) 3974-2550
E-mail: [email protected]

4. BIBLIOTECA DO IBMEC

Ela fica na Av. Presidente Wilson, 118, térreo, no Centro da Cidade. A biblioteca do Ibmec é confortável, silenciosa, bem iluminada além de climatizada.

Contando com uma área de mais de 400m², o local disponibiliza guarda-volumes e salas individuais, computador e acesso à internet.

Além disso, as 32 áreas individuais de estudos com instalações para uso do próprio laptop via Wi-Fi é um grande diferencial.

A única ressalva é que só são disponibilizadas 5 vagas para visitantes externos por vez, de 2ª a 6ª feira.

Aos sábados não é permitida a entrada de visitentes.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 7h15 às 21h45.
Sábado, das 8h15 às 16h45.
Telefone: (21) 3284-4000
E-mail: [email protected]

 

Dica Extra

A essa altura, você já percebeu a importância de ter um local adequado para estudar.

Não importa se você fez a opção de estudar em casa, em uma biblioteca ou até mesmo no trânsito.

Na verdade, mesmo que você tenha o melhor lugar do mundo à sua disposição, o que vai fazer realmente a diferença é você estudar, dedicando todos os dias uma fração do seu tempo à realização do seu objetivo.

Mas não adianta estudar de qualquer forma, sem organização, equilíbrio e disciplina.

Eu preparei um artigo onde eu falo justamente sobre como ter uma rotina de estudos ideal.

Para que você possa ter mais chances de aprovação.

Para acessar o artigo completo, basta clicar no link abaixo:

Como Ter Mais Chances de Aprovação.

Não deixe de postar o seu comentário ao final desta página.

Um abraço e até o próximo artigo.

Pablo Amorim


Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim, Fundador do Centro Preparatório e Autor de diversos artigos e do livro: 10 Passos do Sucesso Nos Concursos.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.