Você costuma treinar o seu Cérebro? Pois saiba que os exercícios para memorizar são muito úteis para quem quer manter o cérebro ativo e com alta capacidade de armazenar as informações.

E quanto maior for a sua capacidade de memorização, maior será o seu aprendizado.

Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, com a nossa mente não seria diferente.

A grande verdade é que o nosso cérebro precisa ter um padrão, precisa ser treinado para que você seja um estudante de alto rendimento.

E quando você alia um cérebro poderoso com técnicas de estudo poderosas, você tem 90% dos ingredientes necessários para a sua aprovação em qualquer prova de concurso, vestibular e até mesmo o ENEM.

Está preparado?

Então vamos à lista dos 5 Melhores Exercícios Para Memorizar.

Os Melhores Exercícios Para Memorizar

Para você saber como extrair o máximo da sua memória, você vai precisar treinar o seu cérebro. A grande maioria dos exercícios, em geral, não demora muito tempo para ser executada, e alguns minutos por dia serão o suficiente para você se tornar uma máquina de memorização.

Porém, há alguns exercícios muito específicos para que você possa explorar todo o potencial do seu cérebro. Ao longo do post, vamos falar sobre tudo isso, em ordem:

1 – Quebra de Rotina

De vez em quando o ideal é sair do “piloto automático” e fazer coisas diferentes na nossa rotina diária.

Coisas que saiam um pouco da rotina, já ajudam a trabalhar o que é chamada de atenção ativa pelos médicos.

Vale qualquer coisa: Fazer as compras semanais em um supermercado diferente, mudar o caminho de ida e volta para o trabalho ou mudar a programação no fim de semana.
Novidades fazem bem à memória!

2 – Memória Visual

Exercícios Para Memorizar

A memória visual de curto prazo representa justamente a capacidade pessoal de processar imagens.

Este tipo de memória tem um alto grau de importância para reforçar a aprendizagem e a compreensão da informação, por exemplo, ao estudar e preparar-se para uma prova.

A memória deve ser treinada, no entanto, a era tecnológica em que vivemos, ao mesmo tempo em que traz comodidade às pessoas simplesmente por ter informação útil em apenas um clique, reduz a prática da memória visual.

Em primeiro lugar, concentre-se em visualizar no início do dia as situações cotidianas que deseja acontecer.

Tente observar esses momentos de forma mais nítida possível.

À mesma maneira, todos os dias, logo que terminar uma jornada, tente lembrar em detalhes de algum instante que foi especial.

Desfrute o momento em que estiver vendo as fotos de algum álbum familiar.

Ou ainda, você também pode visitar exposições de pintura, ir ao cinema com mais frequência.

Realize atividades cotidianas com atenção naquilo que faz, esforçando-se para lembrar de cada detalhe.

3 – Jogos de Concentração

É exatamente isso que você está pensando:

Desenterre aqueles jogos de quebra-cabeça e de memória e mãos à obra!

Essas atividades reforçam a concentração e forçam o cérebro a exercitar a capacidade de associação por imagens e, com o passar do tempo, você ficará mais habilidoso em memorizar onde está cada peça do jogo e o seu local correto de encaixe.

Outras opções de jogos são o sudoku, as palavras cruzadas, o dominó e até mesmo os jogos tradicionais de cartas.

4- Associações

Você também pode associar nomes e fisionomias de pessoas conhecidas, realizando associações verbais.

Se você tem o objetivo de memorizar um nome, por exemplo, Alcino, ou ainda uma pessoa que tem um bigode marcante. Então, crie uma associação do tipo: “Ele tem um sino na boca”.

Quando o encontrar, você certamente vai se lembrar do sino, e você fará a ligação será quase automaticamente.

Seja ousado. Quanto mais inusitada a associação, melhor para sua memória.

5- Concentração

A memória precisa da atenção e da concentração para poder armazenar informações.

Se a sua atenção falhar, a sua memória também falha. E atualmente, todos temos cada vez mais informações para absorver.

Tudo isso pressupõe também maiores dificuldades em nos concentrarmos e retermos cada uma dessas informações.

Dicas para melhorar a concentração:

Tenha consciência de que você deve fazer uma coisa de cada vez e que toda a nossa atenção deve estar centrada nessa tarefa, sem estar a pensar nas próximas atividades.

Dedique o tempo que julgar necessário a concluir uma atividade específica e só depois de concluir passe para uma próxima atividade, e assim sucessivamente.

A meditação é uma das melhores formas de aumentar a concentração, pois ajuda a manter o foco mesmo durante as tarefas mais difíceis.

Execute as suas tarefas em ciclos de 45m a 1 hora por 10 minutos de descanso, ou seja, a ca.

Tente manter-se concentrado nas sua atividades de estudo durante esse tempo.

Aprofunde o seu conhecimento sobre concentração no meu artigo Como Estudar Com Mais Concentração.

Conclusão – Recapitulando

Nesse artigo nós vimos que o nosso cérebro funciona como qualquer um dos músculos do nosso corpo, ou seja, quanto mais nós o exercitarmos, maior será o seu poder de armazenar tudo o que você estudou para a sua prova.

Vimos também uma série dos melhores exercícios para memorizar, e como executar cada um deles.

E que bastam alguns poucos minutos durante o dia para que você aumente gradativamente a sua capacidade de memorização.

Além disso, quando você alia um cérebro poderoso a uma estratégia de estudos eficiente, você terá 90% dos ingredientes necessários para ser aprovado em qualquer prova de concursos, vestibular e até mesmo OAB.

Você gostou deste Guia Completo Sobre Exercícios Para Memória?

Espero que você tenha gostado do conteúdo e aplique o que aprendeu na sua rotina de estudo blog para transformar o seu cérebro numa máquina de memorizar, para aumentar a sua capacidade de memorização e arrebentar nas provas que fizer.

Se você deseja alavancar ao extremo os seus estudos, aumentar a sua capacidade de memorização e conquistar a sua aprovação no concurso dos seus sonhos, precisa conhecer o meu Livro Digital 10 Passos do Sucesso Nos Concursos, um super método de estudos desenvolvido por mim, baseado nas minhas experiências de aprovação.

Nesse Livro Digital em pdf, você encontrará toda a estrutura necessária para alavancar de vez os seus estudos.

E ai, gostou deste Guia Completo de Exercícios Para Memorizar? Ele te ajudou? Se a resposta for SIM, clique no link abaixo e conheça o meu método 10 Passos do Sucesso Nos Concursos

Clique Nesse Link Para Conhecer o Meu Método de Estudos

Se você gostou desse artigo, eu preparei um material muito especial que vai te mostrar como aumentar absurdamente as suas chances de aprovação: Continue Lendo…

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que esse material chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Deixe o seu comentário aqui no campo abaixo, pois ele é muito importante para que eu desenvolva conteúdos cada vez melhores.

Grande abraço e até o próximo Artigo!




Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim é Policial Rodoviário e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos. Fundador do Blog Centro Preparatório, onde publica artigos com estratégias de preparação, Autor de Livros Digitais sobre preparação para Concursos e Podcaster no Canal Mestre em Concursos, disponível no Spotify e no Deezer.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.