Como Estudar Com Mais Concentração

Como Estudar Com Mais Concentração? Será Possível?

Olá meu querido amigo e leitor do Centro Preparatório, você sabe como estudar sendo produtivo?

Por acaso, o que eu vou te contar abaixo Já aconteceu isso com você?

Você começa a se preparar para encarar mais uma rotina de estudos, deixa o celular longe desligado das redes sociais, whatsapp, reuniu o material de estudo, deixando tudo muito bem organizado, desliga a TV, despluga da Internet, trata de providenciar água e um lanche, e faz até um café…

Tudo para ficar sozinho e seguir todo aquele planejamento para te ajudar a aumentar o seu rendimento quando na hora de estudar, mas…

Você não consegue se concentrar?

Como Estudar

Mesmo depois de todos esses preparativos, os seus pensamentos voam para longe. Você pensa em tudo, menos na bendita matéria que você se programou para estudar.

Se vocês já passou por uma situação como essa, ou ainda está passando e não consegue superar essa dificuldade, no artigo de hoje eu quero te apresentar 3 técnicas muito simples para te ajudar a ter uma concentração de um monge e como estudar melhor.

Você pode usar cada uma delas separadamente, ou combiná-las da forma que você se sentir melhor e que te faça ter um melhor rendimento.

A verdade é que você precisa treinar o seu cérebro para focar em uma única tarefa por um período de tempo, da mesma forma que precisa treinar o seu corpo para atividades físicas ( fazer musculação, jogar capoeira, dançar um pouco ou correr uma maratona).

Aprender como estudar da maneira correta leva tempo…

Mas fique tranquilo, pois isso é bem mais simples do que você imagina.

Dito isso, vamos ao trabalho…

Leia também para saber mais sobre:

Técnica do Intervalo

Se você tem sérias dificuldades em se concentrar, de nada adianta forçar o seu cérebro e tentar na “marra” passar horas e horas estudando, tentando avançar na leitura dos seus livros, se o seu cérebro não está acostumado e não sabe como estudar.

Enfim, se a ideia é treinar seu cérebro e transformá-lo em uma máquina de adquirir conhecimento, tirando o melhor que ele pode te oferecer, comece aos poucos, devagar.

E vá aumentando gradativamente o tempo de estudos, até o limite razoável para manter o seu equilíbrio.

Existe uma Técnica chamada “Pomodoro“, que é um método de gerenciamento de tempo que foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo.

Ela foi descoberta justamente quando ele precisava aumentar a sua produtividade nos estudos e descobrir como estudar com um alto nível de concentração.

A ideia é simples e consiste em trabalhar usando blocos de tempo, ou seja, pequenos períodos de produtividade. recomenda-se que os blocos sejam de 25 minutos de concentração.

Lembrando que você não precisa começar exatamente com os 25 minutos. O início pode se dar com um tempo menor, e você vai avançando aos poucos até o patamar ideal (os tais 25 minutos).

Recapitulando:

  • A base da Técnica Pomodoro são períodos de tempo de 25 minutos, chamados de Pomodoro.
  • Os Pomodoros devem ser intercalados usando intervalos de 5 minutos. A cada 4 Pomodoros, você tem um ciclo completo, e deve descansar por 20 minutos. Quando você começa um novo ciclo de Pomodoros. Cada Pomodoro deve ser utilizado para uma única atividade: Estudar um tópico específico de uma matéria, por exemplo.
  • Você não deve fazer qualquer outra atividade diferente da que foi planejada.
  •  Use os intervalos apenas para descansar sua mente.

Os Principais Objetivos da Técnica são:

  • Aumentar a concentração;
  • Aumentar a produtividade;
  • Diminuir as interrupções;
  • Controlar o tempo você leva para concluir cada tarefa; e
  • Aliviar a ansiedade.

Você vai precisar ainda de um relógio, cronômetro, ou até mesmo o seu smartphone (com o devido cuidado para evitar distrações).

Você deve começar com uma lista de tarefas e, antes de iniciar cada uma dessas tarefas, programe o alarme para o tempo específico (Começando devagar e chegando ao patamar de 25 minutos para cada Pomodoro).

Ao fim desse tempo, faça uma pausa de 5 minutos. Repita até completar um ciclo e faça uma pausa maior (20 minutos).

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

Técnica “Só mais cinco”…

Não compare essa técnica com aqueles 5 minutinhos do seu despertador pela manhã, o famoso “Soneca”.

Nãoooo, por favor…. rsrs

Essa é uma técnica muito legal para que você aprenda a vencer aquela vontade de largar tudo o que você precisa fazer.

Principalmente quando se trata de uma atividade muito extensa, trabalhosa, ou que seja exija muita concentração de você.

Trata-se de uma maneira muito eficiente de lidar com todo essa falta de vontade ou desânimo quando, por exemplo, você precisa terminar aquela extensa lista de exercícios de Língua Portuguesa, ou quando você está lendo aquele livro, e a sua mente insiste em te contrariar e pula para fora das páginas.

Então, em vez desistir de tudo e pegar o celular, olhar o Facebook, Whatsapp, ou mesmo ligar a televisão, pare e pense um pouco…

Faça uma lista de 5 tarefas simples que você poderia fazer antes de largar tudo.

Por exemplo: ler mais 5 parágrafos, resolver mais 5 questões, assistir a mais 5 minutos daquela vídeo aula.

A ideia é realmente “roubar” o conceito do “Soneca” do seu despertador, só que usá-lo para ser mais produtivo nos seus estudos.

Quando você começar a romper a barreira “só mais 5…”, aos poucos a sua capacidade de produtividade irá aumentar aos poucos e o objetivo de dar aquele “gás” a mais vai se tornando cada vez mais fácil e 5 parágrafos viram 5 páginas, ou até mesmo 5 capítulos.

Da mesma forma que 5 questões podem virar 5 listas de exercícios… Você só vai conhecer os seus limites, quando começar a superá-los.

Meditação Instantânea

Como Estudar

Às vezes, uma das coisas que mais nos atrapalha na hora de estudar, ou até mesmo de realizar outras tarefas que exigem um pouco de concentração é a ansiedade.

Nessa hora costumamos dizer coisas como: “Tem muita matéria, não vou dar conta de estudar tudo isso!” ou “Isso é muito difícil, eu não consigo aprender, eu não sei como estudar!“).

Nosso pensamento pode estar preso inclusive a qualquer outro problema ou situação de nossa vida que não tenha nada a ver com os estudos.

E, nessas horas, o mais importante fazer com a mente fique livre de qualquer preocupação ou problema, que não podem ser resolvidos naquele momento específico, mas que drenam muito da sua energia e não permitem que o seu tempo de estudos tenha o máximo de produtividade.

A um tempo atrás, eu estava navegando pelo Youtube, e descobri uma técnica de meditação muito legal, chamada de “Meditação em um Instante”.

E coloquei esse vídeo aqui, para que você possa conhecer e aplicar não só nos seus estudos, mas em todos os momentos em que você está prestes a perder o controle do seu estado mental.

Esta simples, mas poderosa técnica de meditação pode ser utilizada em qualquer hora do dia e qualquer lugar, não exige uma preparação muito especial, e segue a linha de ação que eu gostou muito e sempre indico aos meus alunos, que é evolução diária.

Tenho certeza de que ela vai ajudar tanto naqueles momentos em que você precisa se concentrar na forma de como estudar melhor, como também na hora controlar a sua ansiedade durante as provas de concursos.

Assista com bastante atenção ao vídeo abaixo:

Conclusão

Nesse artigo nós vimos como aumentar o seu nível de concentração e produtividade nos estudos aplicando 3 técnicas muito simples:

  • Técnica Pomodoro;
  • Técnica Só mais 5;
  • Meditação Instantânea.

Caso você queira aprender um pouco mais sobre aumentar o seu nível de concentração e foco aprendendo como estudar melhor, e assim ser mais produtivo, eu te recomendo a leitura do meu artigo Foco Nos Estudos: Como Ter Ânimo Para Estudar

Nele, você vai aprender de forma prática a maneira correta de planejar as suas tarefas, e executá-las do início ao fim.

Além disso, você precisa saber que para obter um bom nível de preparação, leva tempo. Não queira aprender tudo ao mesmo tempo e muito rápido. Você deve adquirir a capacidade de evoluir diariamente e controlar a sua evolução diária.

Geralmente, levamos um tempo aproximado de 1 ano para atingir um nível ideal de preparo e maturidade para ser aprovado em um concurso público concorrido, como eu mostro no meu artigo: Passar em Um Concurso Público em 1 Ano, Verdade ou Mentira?

Portanto, seja paciente e persistente.

Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais, e deixe o seu comentário abaixo, com as suas dúvidas, críticas e elogios também.

Eu prometo que vou tentar responder a todos.

Um abraço e até o próximo artigo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *