Estudar Para Concurso: Saiba Como

Como Estudar Para Concurso: Você Sabe a forma correta?

Essa é uma das maiores dúvidas dos estudantes que estão começando a Estudar para Concurso.

Na verdade, não existe uma fórmula mágica que funcione milagrosamente, transformando um péssimo estudante em um concurseiro de sucesso de uma noite para o dia.

Na verdade, existe uma série de técnicas e estratégias que fazem com que qualquer pessoa adquira um nível de preparação que seja capaz de passar no concurso desejado.

Mas isso pode levar algum tempo, e exige muita dedicação, disciplina e, principalmente, uma boa preparação mental, para que seja possível suportar um período de preparação que pode levar de alguns meses ou até mesmo anos.

A realidade é que, não importa se você é um estudante iniciante ou se já possua uma certa experiência em estudar para concurso, mas sim como você está estudando.

Pois anos de preparação errada podem fazer com que até o concurseiro mais otimista ou motivado possa desistir da sua preparação.

Como diria Willian Douglas:

“Não se faz Concurso para passar, mas sim ATÉ passar”

E, se você for capaz de levar essa ideia à risca, com dedicação e força de vontade, aliando técnicas de estudo eficientes, uma rotina de estudos equilibrada, sua hora certamente chegará.

1- Por que Estudar Para Concurso

Você já parou para pensar nas principais razões que te motivam a acordar todos os dias e se dedicar a uma rotina de estudos durante horas e horas a fio?

E quais seriam as principais transformações benefícios positivos que você teria na sua vida após se tornar um servidor ou funcionário público?

São perguntas que você já deveria estar se fazendo, ou melhor, já deveria ter feito e ser conhecedor das respostas, pois elas serão a sua grande fonte de motivação.

Bem, para tentar responder a essas perguntas e mais algumas outras, eu realizei recentemente uma pesquisa com pessoas que estudam para concursos, e cheguei a algumas conclusões bem interessantes.

Conheça o que pode mudar na sua vida

Primeiramente está o fator financeiro, pois obviamente todos querem melhorar a sua remuneração, e o concurseiro não seria diferente.

Aliás, todo profissional gosta de ser bem remunerado, e algumas carreiras públicas possuem salários realmente atraentes (diversas já ultrapassaram a barreira dos R$ 20.000 no momento em que estou escrevendo este artigo).

Outro aspecto é em relação à estabilidade, e, nesse caso, tanto a estabilidade no cargo, quanto a estabilidade financeira.

Convenhamos, você trabalhar com a consciência de que seu emprego não está em risco a todo momento nem sujeito a demissões injustas e injustificadas traz uma grande tranquilidade para o profissional do serviço público.

A estabilidade possui status não só de uma proteção à relação funcional entre o servidor e a administração pública.

E funciona como uma espécie de prêmio pela conclusão do período de estágio probatório, que é um longo caminho a ser percorrido pelo servidor recém-empossado.

Além disso, a questão financeira é a garantia constitucional do servidor de irredutibilidade do seu salário, ou seja, uma tranquilidade a mais, de saber que o seu salário não está sujeito às incertezas do mercado.

Obviamente, eu não poderia deixar de citar o aspecto que considero mais relevante, o fator de liberdade:

Liberdade de se dedicar a projetos pessoais, como aprender novas coisas, investir na própria educação, se dedicar a outro projeto de preparação, agora com muito mais tranquilidade e em melhores condições financeiras.

Além disso, existe ainda a possibilidade de comprar uma boa casa, para dar mais dignidade à sua família, com mais conforto e comodidade.

Além disso, oferecer melhor educação aos filhos e cuidar da saúde da família, pois muitos cargos oferecem algum tipo de bolsa ou auxílio-educação e reembolso de plano de saúde.

Imagine poder ainda, planejar as suas férias, ter a possibilidade de realizar viagens com a família e conhecer lugares incríveis, inclusive no exterior.

2- Principais dúvidas dos estudantes

Duvidas Sobre Estudar Para Concurso

Obviamente nem tudo são flores. E, a partir do momento em que você começar a mergulhar na sua rotina de estudar para concurso, muitas dúvidas vão surgir, isso é muito natural.

Na verdade, a grande maioria dos estudantes que estão iniciando os seus estudos têm dúvidas muito parecidas.

Eu separei as principais, vamos a elas:

-Falta de Tempo

A falta de tempo é um problema crônico. E, na verdade, não atinge somente quem se propõe a estudar para concurso, mas toda a população.

Agora pense:

Como algumas pessoas conseguem realizar muitas tarefas durante o dia e outras não?

A verdade é que todos temos as mesmas 24 horas do dia. E o grande segredo é a ORGANIZAÇÃO, isso mesmo, por isso, o ideal é que você crie uma agenda dos seus compromissos, com horário definidos para todas as suas tarefas diárias, inclusive os estudos.

Você pode saber mais sobre isso no meu artigo, 7 Passos Simples Para Passar em Concursos, onde eu demonstro na prática como Iniciar o seu planejamento, através do uso de uma simples ferramenta.

Distribuir o tempo de estudos entre todas as disciplinas

Depois de separar o seu tempo livre para estudar, é hora de estabelecer uma divisão do tempo disponível de estudos entre todas as disciplinas a serem estudadas.

Exatamente, pois você tem que dar conta de cobrir todo o conteúdo que está sendo cobrado no seu edital.

E mais uma vez, o planejamento é fundamental para que você consiga realizar essa divisão e também o controle individual de cada disciplina.

Pois você precisa saber em que ponto parou em um determinado dia para retomar na próxima vez em que for estudar aquela matéria.

Saiba mais sobre planejamento e organização nesse Artigo.

Motivação

Bom, você precisa saber que estudar para Concursos é simples, mas não é fácil.

Pois exige muita dedicação. E você precisa estar com a motivação em alta, pois a sua preparação pode durar por meses, e até mesmo por anos.

Você precisa ter o tempo todo uma vontade de mudança de vida, e evitar pensamentos do tipo:

  • Não sou inteligente o suficiente
  • Concurso não é para mim
  • Não tenho tempo para estudar

Por isso o ideal é começar a agir, superar todas essas barreiras imaginárias, mudando os seus princípios e acreditando no seu potencial.

Saiba mais sobre motivação nesse artigo: Você tem Dúvidas Sobre a Sua Rotina de Estudos?

Falta de Foco

Nós vivemos em uma era de recursos tecnológicos, que trouxeram um grande revolução nas comunicações e também uma série de facilidades em nossa vida.

E tudo ao alcance das nossas mãos, como smartphones, tablets, computadores, smart tvs, enfim…

Mas, na hora de estudar, essa infinidade de recursos pode ser um grande ladrão de energia, que em uma fração de segundos, desviam nossa atenção dos livros para os aplicativos de redes sociais, ou até mesmo de mensagens instantâneas.

Por isso, você precisa entender que quando você estiver estudando, você precisa priorizar essa atividade e deixar de lado tudo o que puder roubar a sua atenção.

Nesse Artigo: “Falta de Foco – Você também sofre com isso?” Eu demonstro algumas técnicas para combater a sua falta de foco e ter mais produtividade nos seus estudos.

3- Metodologia: O Segredo de Estudar Para Concurso

Método: Como Estudar Para Concurso

Chegamos na parte em que eu considero a cereja do bolo da sua preparação, pois depois que você está mentalmente pronto para encarar a sua rotina de estudos (motivação e foco em dia).

Depois que separou o seu tempo livre para estudar e, finalmente, já aprendeu a realizar a divisão do tempo de estudos entre todas as disciplinas a serem estudadas, é hora de aplicar uma metodologia comprovadamente eficiente nos seus estudos.

É através de um método que você será capaz de:

  • Aprender mais rápido
  • Memorizar todo o conteúdo estudado
  • Aplicar todo o conhecimento adquirido na prova, e acertar o maior número possível de questões.

Aplicando um método a sua rotina de estudos, você será capaz de adquirir muito mais conhecimento, com uma velocidade incrível, será capaz também de memorizar todo o conhecimento que adquirir e, ainda, vai aprender estratégias de resolução de provas que te permitem ter um grande índice de acertos na sua prova.

Um dos métodos mais eficientes é o Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano, que foi desenvolvido baseado na minha experiência de mais de 15 anos em Concursos Públicos e nas aprovações que eu já tive.

O ideal é que você acesse o quanto antes, pois a qualquer momento ele provavelmente vai sair do ar, pois o conteúdo é realmente muito bom, e você não encontra isso facilmente pela internet.

Outra grande vantagem de estudar para concurso através de um método, é a capacidade de “prever” quais são os conteúdos dentro de cada matéria que mais caem nas provas de determinado cargo.

Além disso, existe uma técnica chamada de Análise de Edital que tem o objetivo justamente de verificar quais são esses conteúdos que mais caem nas provas, e assim poder direcionar os seus estudos de forma muito mais eficaz.

E, finalmente, para que você compreenda de uma vez por todas porque você deve ainda hoje estudar através de um método, saiba que ele ainda te ensina como compreender o estilo de prova de uma determinada banca.

Ou seja, como ela cobra o conteúdo do edital, para que você saiba exatamente como se comportar frente a cada uma das questões, e não caia nas diversas armadilhas e pegadinhas, que derrubam muitos candidatos despreparados.

Saiba mais COMO ESTUDAR DA FORMA CORRETA…

4- Conclusão

Ufa…

Agora vamos resumir o que vimos até aqui:

  • Por que Estudar Para Concurso?
  • As Principais dúvidas dos Estudantes;
  • A importância de um método

O importante agora é que você comece a agir, acredito que esse artigo reuniu informações suficientes para que você comece a montar o seu planejamento e começar os estudos a todo vapor.

E eu acredito que se você seguir a risca todo o conteúdo que eu te disponibilizei você estará na direção correta para o seu sucesso.

Tudo vai depender exclusivamente do seu comprometimento, esse é o maior ensinamento que eu posso te dar.

Agora é com você, vamos caminhar juntos até o final.

E aí, o que você achou desse artigo? Deixe o seu comentário aqui abaixo, seja com dúvidas, críticas, sugestões, e também elogios…

Grande Abraço!

 

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *