Foco nos Estudos: Como Ter Ânimo para Estudar…

Foco Nos Estudos – Você está em dia com o Seu?

Mais uma vez estamos nos aproximando de um final de ano, época de promessas de uma vida nova, de novos objetivos e de que no ano seguinte tudo será diferente. Falta de Foco

São tantos objetivos: Praticar mais exercícios, se alimentar melhor, parar de gastar demais e, é claro, estudar mais.

A disposição para se tornar uma pessoa melhor, mais disciplinada, com objetivos bem definidos é imensa nessa época do ano.

Assim como a frustração quando quebramos todas as promessas logo nas primeiras semanas.

O que muitas vezes passa despercebido é que basta apenas uma característica muito básica para cumprir todas essas promessas de Ano-Novo: Aprender a aumentar o seu foco nos estudos.

PROBLEMAS SURGIRÃO

E os problemas causados pela falta de foco nos estudos e de concentração é que fazem a preguiça vencer a determinação em realizar tudo o que foi “combinado”.

As distrações estão ao nosso redor a todo tempo, Se estamos no computador, o Facebook está ao alcance de um clique, se estamos ouvindo aulas no smartfone, por que não dar aquela olhadinha no Whatsapp?

Às vezes, temos ainda a sensação de que o nosso corpo está em um lugar e a mente em outro – É muito provável que você já tenha passado por isso…

Normalmente, acontece assim: Nós começamos o dia com total disposição (pelo menos é assim que pensamos).

Então, você se prepara para iniciar os seus estudos, tudo parece ocorrer conforme planejado, mas, quando se dá conta, já se passaram mais de 30 minutos e nada, simplesmente nada acontece.

As letras se embaralham, a vídeo aula já até terminou e você não consegue se lembrar de nada do que foi lido ou assistido.

E quando se dá conta, Já abandonou as suas atividades programadas de estudo e passa a gastar o seu precioso e escasso tempo com coisas que não trazem qualquer valor, com coisas que são irrelevantes para a concretização do seu objetivo de ser aprovado.

Por exemplo, aplicativos de conversas em smartphone, redes sociais, sites não relacionados ao propósito traçado, programas de tv, etc…

Mas e Você

Se isso estiver acontecendo com você, muito cuidado, talvez o seu problema seja exatamente a falta de foco, nos estudos então é hora de tomar alguns cuidados para que o problema não se agrave, e você chegue ao extremo de abandonar os seus estudos.

Para que fique tudo bem claro, vamos ao conceito clássico de foco:

“Ter Foco é empregar toda sua concentração, energia, recursos físicos, psicológicos e materiais em prol de uma meta ou da realização de um objetivo.”

 

Existe uma série de fatores externos que e razões que são capazes de nos fazer perder a concentração em uma fração de segundos: Qualquer barulho ou som que interrompa o ambiente silencioso, um cheiro diferente, por exemplo.

Mas esses nós conseguimos contornar com mais facilidade.

Agora, o grande problema são os fatores internos, também conhecidos como “Distração Emocional”, que vem de dentro de nós.

São os sentimentos e pensamentos que rodeiam a nossa mente o tempo inteiro, como preocupações com horários, com as dívidas, problemas de cotidiano e até mesmo a incerteza de sucesso na empreitada, causando uma grande falta de foco nos estudos.

Ainda existe o fato de sermos bombardeados o tempo inteiro pelas mensagens e notificações das redes sociais, além do fato da própria internet em si, cheia de oportunidades de desvio do foco nos estudos.

Checar notícias e as publicações dos amigos nas redes sociais é quase um vício para muitas pessoas.

Com tantos acontecimentos no mundo virtual e a nosso redor, fica cada vez mais difícil mantermos a atenção nos estudos ou nos demais afazeres que temos no nosso dia-a-dia.

Eu mesmo estou sentindo isso na pele enquanto escrevo este artigo…

As distrações existem para todos nós, mas prestar atenção numa matéria um pouco mais complicada ou manter-se acordado durante uma aula do cursinho às vezes requer uma certa habilidade, experiências pessoais e o uso de algumas técnicas.

Pensando nisso tudo, eu preparei esse guia, com alguns passos importantes para te ajudar a acabar com a falta de foco nos estudos, e melhorar o seu nível de concentração durante os seus estudos:

Vamos a eles?

Estratégias de Combate à Falta de Foco Nos Estudos!

Foco Nos Estudos - Estratégias de Combate

1- Clareza

Tenha sempre em mente a seguinte pergunta:

O que eu quero? Onde quero chegar?

Sem a clareza, nos tornamos medíocres, medianos, ou seja, uma pessoa sem propósito.

Por isso, você precisa encontrar o seu “porquê”, a sua grande razão de lutar pela sua aprovação.

Pense nas transformações que a sua nomeação no cargo que você tanto deseja pode causar na sua vida, pense nos impactos positivos, nas pessoas que você poderia ajudar.

Pense não só em você, mas em tudo o que está ao seu redor: Sua família, seus filhos.

Pense nas suas realizações no campo pessoal, no campo profissional.

2- Método:

Lembre-se de que se ocupar não é produzir.

Além disso, você deve ter em mente que é você quem deve fazer o que deve ser feito para caminhar na direção dos seus sonhos, é você que deve estudar, ninguém vai isso fazer por você.

Outra coisa que tem que estar em clara, você deve buscar o “Estado da Arte” nos seus estudos, ou seja, estudar da melhor forma possível, de maneira que você seja cada vez mais produtivo e eficiente, ou seja, sempre em constate evolução.

A forma correta de se estudar para concursos exige não só muita dedicação, mas como também a aplicação de um método, isso é fato, e não é novidade para ninguém.

Para te ajudar a direcionar os seus estudos, recomendo a leitura de dois artigos que escrevi e que você pode encontrar aqui no Blog:

OCUPAR-SE NÃO É PRODUZIR

Outra dica muito poderosa, é você ajustar no seu celular, 7 alarmes, da seguinte forma:

Às 09:00 / 10:00 / 11:00 / 13:30 / 15:00 / 17:00, com a seguinte pergunta no título: “Seu Nome”, você está ocupado ou estudando?

Ex.: “Pablo, você está se ocupando ou estudando?”

O último, às 22:00, com a seguinte pergunta no título: “Hoje sou um estudante melhor do que fui ontem?”.

É importante também que você crie uma agenda, e trate como prioridade os seus compromissos de estudos, pois eles são o único caminho que podem te conduzir à aprovação. Para isso vale a regra:

Foco nos Estudos - Monte sua Agenda

“Quem não tem agenda, vira agenda dos outros.”

O maior ladrão de energia é você pensar “naquilo”, na hora em que “aquilo” não puder ser feito.

Ou seja, reserve horários para todas as atividades que você tem que fazer durante o seu dia,

Isso vale tanto para as obrigações, horário de estudo, como para as distrações, como redes sociais, mensagens e e-mails, mas realize cada uma a seu tempo.

Além disso, evite pensar nessas atividades fora do horário que você planejou.

Com o tempo isso passará a ser hábito, e você terá muito mais controle sobre o seu tempo.

O ideal é que você reserve 3 horários durante o dia para os deleites do Facebook, Whatsapp, para assistir TV entre outras coisas.

“A maior batalha da sua vida está dentro de você!”

3- Mentalidade Vencedora:

Durante toda a sua vida, você vai ter que conviver com uma eterna batalha interna, e você precisa entender que você não tem que vencer ninguém além de você mesmo, todos os dias.

Por isso você precisa melhorar a cada dia, a cada semana.

“Não compare o seu bastidor com o palco de ninguém”

Percebeu o impacto da frase acima?

Não se compare com os outros, não compare os seus resultados com os resultados de outras pessoas, cada um tem o seu tempo, os seus objetivos, a sua forma de enxergar as coisas.

BUSQUE A FELICIDADE ACIMA DE TUDO

Olhe no espelho todos os dias pela manhã e faça a seguinte pergunta:

“Que vida eu quero ter hoje, vida de amargura, de desespero, ou uma vida de abundância, de felicidade?”

É claro que você quer a segunda opção, afinal você quer ser feliz, não é mesmo?

Então, dedique-se com afinco, a cada dia, com afeto, com garra, sempre em busca do seu objetivo com o correto foco nos estudos.

Algumas vezes você terá que fazer certos “sacrifícios”, mas os resultados alcançados normalmente são do tamanho da nossa dedicação.

Com o passar do tempo, a atividade de estudar se torna prazerosa, depois do período de adaptação, será tão natural quanto comer ou dormir.

E o mais engraçado que a partir do momento em que ela se torna um hábito, não há limites para o seu destino final.

A grande questão é o quanto você acredita na sua capacidade de lutar pelos seus objetivos, o quanto você é capaz de permanecer firme de forma contínua e constante.

Mas com o cuidado necessário para não romper a barreira do equilíbrio, assunto que já foi abordado no meu artigo – Rotina de Estudos, dúvidas e Motivação.

Então, recapitulando:

Tenha em mente que todo seu tempo deve ser controlado e utilizado com foco nos estudos, da forma que foi determinado.

Estabeleça horários específicos para cada atividade, inclusive para as que “roubam” o seu tempo, causando falta de foco nos estudos e te desviando do seu propósito:

a) Tenha horários fixos para abrir os seus e-mails. Três vezes por dia é mais do que suficiente, salvo algumas exceções importantes.

Também é legal responder somente aqueles que você considerar importantes, o que representa menos de 5%;

b) Redes Sociais: Somente utilize as redes sociais (twitter, facebook, skype e etc.) nos horários definidos por você. Uma boa sugestão é nos intervalos das refeições.

c) Conversas paralelas, interrupções repentinas, principalmente quando se estuda em casa, fatalmente ocorrerão.

Nesses casos uma boa conversa para que os seus horários sejam respeitados costuma resolver, pois, normalmente, as pessoas costumam respeitar os estudos dos outros, principalmente na família.

d) Habitue-se a ir do início ao fim de uma atividade, ou seja, comece e termine-a.

Se a meta é estudar uma determinada disciplina, não pare ou troque simplesmente porque está achando difícil ou complexa, ou se ela demanda muitas atividades.

Divida as disciplinas em etapas menores, mais fáceis de serem aprendidas e memorizadas.

Defina as prioridades na hora de montar o seu horário de estudos, sempre levando em consideração o nível de dificuldade e o peso de cada uma das disciplinas.

e) Concentre-se e seja disciplinado. Se você tem a característica de se dispersar com facilidade, tome cuidado, tire tudo o que pode te causar distração e tirar o seu foco nos estudos.

ANO NOVO VIDA NOVA

Foco Nos Estudos - Ano Novo, Vida Nova!

Bem, espero que essas informações te ajudem a cumprir as suas promessas de ANO NOVO, essa foi a forma que eu encontrei de te ajudar com a falta de foco nos estudos e também te desejar felicidades nesse ano que se inicia.

Desejo que ele seja repleto de conquistas, de realizações, de mudanças positivas, e também de muita luta e de muita dedicação. Pois é o seu futuro que está em jogo.

Agora eu gostaria que você deixasse o seu comentário, mas não um simples comentário, na verdade eu quero que você deixe um depoimento, que você assuma um compromisso, para que fique registrado, ok?

Se você gostou do artigo, peço também que você compartilhe com os seus amigos, seja no Facebook, no Twitter, Whatsapp, enfim, eu ficaria muito feliz se essa mensagem fosse propagada a cada vez mais pessoas.

E aí? Está preparado para um ANO NOVO?

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *