Você tem dúvidas sobre a sua rotina de estudos?

Sempre que acompanho o desenrolar de um Concurso ou outro, visitando os Fóruns e Grupos de Concurseiros dos quais participo, do lançamento do edital até o resultado final, até hoje ainda sou surpreendido, por diversas vezes, com a falta de consciência de muitos estudantes de que é preciso planejar a sua rotina de estudos e fazer com que ela seja conduzida com eficiência e com organização.

O fato é que o cenário dos Concursos está cada vez mais concorrido. Os Concurseiros estão se preparando muito bem. E você precisa acompanhar esta constante evolução para aumentar as suas chances de aprovação.

Há pouco tempo, eu li um comentário em uma publicação que fiz no Facebook (Em um dos Grupos que acompanho, não me lembro de qual) e ele ficou na minha cabeça.

Eu estava divulgando um dos artigos que escrevi com dicas sobre rotina de estudos, assim como esse. O comentário dizia mais ou menos assim:

Dica 1: Estudar, Dica 2: Estudar, Dica 3: Estudar…. E por aí vai.

Aquilo me fez refletir muito sobre todo o trabalho que tenho feito, voltado a dar alguma orientação aos estudantes que acompanham o Blog e tem dúvidas sobre a sua rotina de estudos.

Realmente, dentre todas as ações que acompanham a rotina de estudos de um Concurseiro, a que vai fazer a maior diferença é você sentar na cadeira e estudar, não tem outra maneira.

Mas por que então escrever dicas e passos a serem seguidos e por que você deve seguir esses conselhos?

A resposta é bem simples: A rotina de estudos do Concurseiro de Sucesso na maioria dos casos é longa, é cansativa e também muito estressante. Ela exige do candidato muito foco, dedicação e disciplina.

Todas essas dicas, passos e informações sobre técnicas de estudo, planejamento da rotina e organização tem o simples objetivo de facilitar todo esse processo, de tornar a sua jornada rumo a aprovação o menos estressante possível e, acima de tudo, fazer que você estude com eficiência, com foco no resultado, mas sem deixar de lado a sua vida pessoal, o seu convívio familiar e social.

Ser Concurseiro não é um sacrifício, é um estado de dedicação, que deve ser incorporado gradativamente à sua rotina diária, com horários e metas definidos, com acompanhamento da sua evolução, resolução de exercícios e muitos, muitos simulados…

Eu não estaria aqui, me expondo, contando um pouco da minha história de vida, se tudo isso fosse invenção.

Eu passei exatamente por isso. Hoje eu tenho 34 anos e vivo o mundo dos concursos desde os 18 anos. Eu sou Servidor Público e ingressei na minha carreira através de Concurso.

COMO VOCÊ SE VÊ COMO CONCURSEIRO?

Estudante: Rotina de Estudos

Alguma vez você parou para pensar como você se comporta em relação à sua rotina de estudos? Quais são as técnicas que você aplica à sua rotina? Que estratégia você está utilizando para melhorar a cada dia?

Se essas perguntas estão sem resposta, você tem de parar e pensar um pouco?

  • Será que a forma que você está estudando tem condições de te trazer resultados efetivos?
  • De te colocar entre os primeiros colocados no Concurso que você tem como objetivo de vida?
  • Será o suficiente para você manter um alto rendimento?
  • Você conhece as suas deficiências? Está trabalhando para corrigi-las?

Pois é, são muitas perguntas a serem respondidas.

Você precisa agir, no sentido de promover um autoconhecimento e construir a sua preparação com uma base sólida, com princípio, meio e com o único fim aceitável: Aprovação.

O dia do alívio, da recompensa por toda a dedicação é o dia da sua Nomeação.

SUPERAÇÃO

“Você tem noção de quantos tropeços já teve em sua vida? Quantas vezes você pensou em desistir? Quantas vezes você olhou pra trás e pensou em parar ali mesmo? Quando você parou de acreditar em si? Quando você se esqueceu de que valeria a pena? O que eu quero saber é: até quando irá agir assim? Você quer a vitória não quer? Você quer saborear o gosto de ser um campeão?

Então supere.

Supere a si mesmo. Supere seus medos. Supere a dúvida. Supere todas as dificuldades. Supere o cansaço. Supere a dor. Supere tudo, eu digo tudo! Supere a todos e principalmente, supere o seu “eu”. Faça o que ninguém fez, faça como ninguém fez, tenha a força que você nunca teve antes, encontre-a dentro de si mesmo. Faça aquilo que ninguém espera de você. Seja audacioso, seja grande e tenha uma visão maior ainda. Busque o que você quer, aquilo que grita dentro de você, algo que clama por realização todos os dias, traga isso à tona e SUPERE tudo o que te atrapalha a realizar o mesmo. Só vai ser impossível enquanto você não realizar, supere-se.”

*** Retirado da Internet

Esse texto maravilhoso foi extraído de uma página no Facebook sobre a PRF. Ele reflete com perfeição o conjunto de ideias que devem mover todas as suas ações para atingir o eu objetivo final.

É o tipo de texto que deve ser lido e vivenciado todos os dias. Aplique essas palavras na sua rotina de estudos e acredite no que elas te dizem.

Seu sucesso nos Concursos será a consequência direta das suas ações, basta você acreditar e fazer acontecer.

VOCÊ É O AUTOR DA SUA HISTÓRIA

Estudante: Rotina de Estudos

Todos nós possuímos uma história. Mas são as nossas ações que vão torná-la grande ou pequena.

Tudo isso vai depender de como você se vê. Na verdade o grande segredo para o sucesso é nos tornarmos autores da nossa própria história.

É muito comum nos depararmos com conflitos diários em nossa mente, dúvidas, insegurança, medo e uma ansiedade que é capaz de consumir grande parte da nossa energia mental.

Ser o autor da própria vida não significa que você não cometerá erros, não falhará por algumas vezes, mas se reconstruir a cada tropeço, a cada frustração, e seguir em frente.


Ser autor da nossa história é ter um eu consciente, livre e líder



- Augusto Cury - Seja líder de si mesmo

Mas, e Agora?

E Se trouxermos essa reflexão para a nossa realidade, a dos Concursos, significa que se você tem realmente o objetivo de ser aprovado, você precisa se reinventar, precisa seguir em frente sempre.

Naturalmente, quando se vive uma rotina de estudos, é muito normal não ser aprovado na primeira tentativa, conheço algumas histórias de concurseiros que tentaram por diversas vezes até conseguir passar.

Mas muitos ficam pelo caminho, alguns com grande potencial e com capacidade.

Por isso é importante que os estudos sejam incorporados à sua rotina, de forma gradual, até que seja tão natural quanto se alimentar e descansar.

Uma preparação consistente não começa com a publicação do edital, ela começa quando você decide dar o primeiro passo, quando você escolhe estudar.

Esse período de preparação pode levar anos, e, se você nunca teve uma experiência de estudos com objetivo, como vestibular ou concursos, sua mente não está treinada, ela precisa se acostumar com a rotina de estudos.

O primeiro passo já foi tomado por você, mesmo que você ainda não tenha consciência disso, pois você está em busca de informação e certamente deseja mudar de vida.

Agora é continuar a escrever esse capítulo da sua vida, é transformar essa vontade de mudança em ações, em atitudes vencedoras.

 Não quer perder nenhum próximo artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

.

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

 

VAMOS TRABALHAR NA SUA ROTINA DE ESTUDOS?

Rotina de Estudos

Muito bem, após essa conversa inicial (para mim foi um grande desabafo), você precisa se organizar, precisa começar a pensar em produzir resultados.

Eu escrevi um artigo, que considero muito bom, no sentido de esclarecer uma série de transformações que uma carreira pública pode realizar na sua vida, Concurso Público, como ele pode transformar a sua vida.

Vale a pena conhecê-lo para que você tenha a convicção de que você fez a escolha certa, quando decidiu ser Concurseiro (É importante que você tome conhecimento disso).

Agora você precisa se organizar.

Foi como eu disse no início desse artigo, a sua maior atitude é estudar, isso vai fazer você caminhar diariamente rumo à sua aprovação, é fato.

O que eu quero fazer por você é te ajudar, é te mostrar algumas técnicas que vão facilitar o seu caminho e te fazer estudar com eficiência, com produção de resultado.

Com metas a serem atingidas e vão gerar autoconhecimento, amadurecimento como estudante.

Lá fora existe um exército de pessoas que, assim como você estão buscando o seu espaço, estão em busca do sonho de uma carreira pública. Não se engane, eles estão se preparando, e muito bem.

O QUE FAZER?

O meu artigo, 7 Simples Passos para passar em concurso, é um dos artigos de maior sucesso que eu tenho, ele traz uma exata noção de como você deve iniciar a sua preparação.

Abordando temas como análise do edital do concurso, planejamento da sua rotina de estudos.

Ele aborda divisão de horários e separação das disciplinas, como preparar o local de estudos ideal para você, com condições de atender às suas necessidades de concentração.

Esse artigo aborda ainda os aspectos emocionais e sociais da sua preparação.

Ou seja, uma ideia de como se portar em relação ao convívio social, familiar, a necessidade de momentos de lazer e os cuidados com a sua saúde.

Todos esses passos foram utilizados por mim durante a minha rotina de estudos, e foram cuidadosamente pensados de forma a trazer equilíbrio físico e mental.

Pois a sua preparação não pode, em hipótese alguma ser sacrificante, ela precisa ser prazerosa.

A sua atenção deve estar focada no sentido de que todo esse trabalho pode te proporcionar a realização do seu sonho, pode te levar à solução de muitos dos seus problemas.

E, se você quiser se aprofundar ainda mais, eu indico o meu Ebook 10 Passos do Sucesso Nos Concursos, um método de Preparação para Concursos que eu desenvolvi, e que contém técnicas e estratégias que podem triplicar as suas chances de passar em qualquer concurso público, separadas em Passos Simples, através da otimização do tempo de estudo e do Planejamento.

Saiba mais Sobre o Ebook 10 Passos do Sucesso Nos Concursos Aqui!

Curso Preparação Concursos

CONCLUSÃO

Estudar não é fácil, existem muitas barreiras, muitos questionamentos, muitas vezes é como dar um tiro no escuro.

O edital demora a sair, existem casos de falta de apoio familiar, problemas financeiros, o seu emprego consome todas as suas energias, a rotina de estudos é estressante.

Mas, pense daqui a alguns anos ou meses. Tudo isso será lembrado como marcas de superação. Imagine como será a sua vida depois que o turbilhão passar.

Eu sou uma pessoa comum, pai de família.

Tudo que escrevo nos meus artigos é baseado em minha experiência de vida. É como um flashback, um retorno ao passado.

E hoje, ao olhar todos os obstáculos que tive que superar, percebo que eles na verdade me deixaram mais focado, mais concentrado, serviram para me fortalecer.

Eu fiz esse artigo pensando mais em ter uma conversa franca com você do que em passar simplesmente uma técnica de estudos ou algum outro conhecimento mais prático.

Na verdade, uma preparação sólida exige um grau de conhecimento e instruções um pouco elevados e que devem ser aplicados e pensados antes do início dos estudos de fato.

E essa quantidade de informações pode assustar um pouco aqueles que não estão familiarizados com uma rotina de estudos e dedicação.

Mas não se preocupe, o caminho é esse mesmo, como eu te disso, aos poucos você irá amadurecer como concurseiro e, se você mantiver o foco e for disciplinado, será cada vez mais fácil.

Muito bem, até agora, nós vimos que:

  • Estudar é o único passo que vai te conduzir à sua aprovação
  • Superação: Sua palavra de ordem, sua oração diária
  • Você precisa conhecer a sua rotina diária e incluir nela os seus estudos
  • Seus concorrentes não estão perdendo tempo
  • Técnicas de estudos trazem eficiência e facilitam a sua preparação.

Aplique tudo isso em sua vida.

com toda certeza vai te ajudar.

Eu desejo, do fundo do meu coração, que este artigo te ajude na luta pela transformação em sua vida, que ele seja a peça que estava faltando no seu quebra-cabeça da motivação.

Qualquer dúvida, questionamento, sugestão, elogios ou críticas, eu estou à disposição.

Para ficar sabendo de todas as novidades do Blog e receber as minhas dicas por email, eu recomendo que você se cadastre em minha lista vip de contatos.

Basta que você coloque o seu e-mail no formulário abaixo, é rápido e não custa nada.

É uma forma de termos um meio de comunicação, onde eu vou te enviar mais artigos com informações valiosas de preparação para concursos, novas atualizações e informações vitais para a sua preparação.

Além de indicar algum produto ou serviço que eu julgue ser útil para você.

Não se preocupe, eu não vou encher a sua caixa de e-mail com  SPAM, e prometo não repassar o seu e-mail para ninguém.

Também é muito importante que você deixe o seu comentário abaixo, com as suas dúvidas, críticas e sugestões de artigos .

Dica Extra

Se você gostou desse artigo, leia um texto completo que eu fiz sobre Como Ter Mais Chances de Aprovação, um artigo completo onde eu conto um pouco da minha história e como eu consegui superar uma série de reprovações e consegui ser aprovado com tranquilidade no concurso dos meus sonhos.

Um grande abraço e que Deus ilumine sempre o seu caminho.

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *