Como Estudar para Concursos: 5 Dicas Brilhantes

Você já sentiu isso (Principalmente em relação a como estudar )?

Aquele sensação de ansiedade e o coração batendo mais forte?

Você não sabe exatamente o quê, mas tem alguma coisa dizendo que dessa vez vai ser diferente.

Não serão apenas sensações e palavras de mudanças, mas atos verdadeiros e corajosos para começar de vez em uma nova e vitoriosa jornada.

Uma jornada que você sempre desejou e sonhou percorrer.

Você sente que a confiança e a fé estão correndo pelas suas veias. Você está confiante.

Você sabe que o seu trabalho é tornar essas ideias em ações, ações que trarão mudanças radicais e positivas que podem mudar a sua vida para sempre.

Mas você está com medo.

Você tem medo de deixar a sua zona de conforto e viver em uma rotina de estudos, que envolva muita disciplina, restrições financeiras, e sem a certeza de sucesso, pelo menos a curto e médio prazo.

Você tem medo dos olhares críticos e desconfiados dos seus familiares e amigos, quando eles ouvirem que estudar para concursos públicos é agora o seu objetivo de vida.

Você tem medo de não dar certo, de não ter o resultado desejado e saber que seus familiares não poderão contar com você em alguns momentos de lazer e diversão durante o seu período de preparação.

Então, você não faz nada.

Você se esconde no seu emprego atual – talvez até um bom emprego, mas que você odeia. Você se identifica, fica feliz quando algum amigo posta uma texto dizendo que a sexta-feira já está chegando, ou fica triste quando chega o domingo e na segunda-feira começa tudo de novo.

Você passa os dias tentando se fazer acreditar de que está fazendo a coisa certa, seguindo o caminho seguro.

Mas será verdade?

“Não”, bem no fundo uma voz bem calma não te deixa em paz. “Não, tudo isso está muito, muito errado…”

Então é hora de mudar, e mudanças radicais, com atitudes vencedoras, de começar a fazer diferente e sair do mais do mesmo.

Já temos a cereja do bolo para a nossa comemoração pela sua aprovação. Falta agora a parte mais difícil, saborosa e interessante desse bolo: a massa.

O objetivo desse artigo será mostrar a você diversas dicas sobre boas práticas sobre qual a melhor forma de como estudar para concursos, independente do seu nível de preparação e do concurso que você deseja ser aprovado.

Nós já falamos nesse artigo aqui as mudanças que o concurso público pode fazer na sua vida.

Preparado para colocar um gosto especial nessa recheio do seu bolo?

Então, vamos lá!

Leia para saber mais sobre:

5 Dicas Brilhantes sobre como estudar com eficiência

Quando estratégias adequadas entram em jogo, o tempo rende e o estudo, geralmente, é mais produtivo e eficiente. É claro que não existe a receita perfeita para o sucesso na preparação para concursos públicos, mas para o fracasso basta que não se faça nada.

Apesar de existirem inúmeras dicas e técnicas de como estudar para concursos, irei focar inicialmente nas 5 principais.

Começaremos com a mais importante entre elas: Plano de Estudo.

1. Plano de Estudo

O simples fato de você estar lendo este artigo significa que o primeiro passo já foi dado, transformar o desejo de mudança em ações. E a primeira delas é a busca por informações que ajudem a concretizar o seu sonho.

O fato é que muitas pessoas tem interesse pelos concursos públicos, mas não tem a menor ideia de como começar muito menos de como estudar.

Acredite, se você pretende iniciar um projeto consistente e organizado, o melhor que você tem a fazer é primeiro, escolher uma área de concursos para iniciar uma preparação direcionada.

O próximo passo é começar o planejamento, ou seja, a estratégia que você vai usar para se organizar. Isso mesmo. Algumas das maiores dificuldades encontradas pelos que estão na luta por um cargo público são: falta de tempo e de concentração, e a dificuldade em direcionar os estudos adequadamente, de acordo com a importância de cada disciplina.

Mas o que é um plano de Estudos?

Um plano de estudos nada mais é do que um planejamento da sua rotina de estudos . Basicamente, você organizará os seus horários, a atividade a ser realizada e a disciplina.

Se você tem dúvidas de como estudar da forma correta, preste muita atenção.

O primeiro passo é mapear toda a sua rotina diária, ou seja, colocar no papel o horário de todas as suas atividades, para que você tenha a noção exata de como o seu tempo é gasto.

Sugiro que você faça um controle semanal, com divisão de horários por dia, que deve ser preenchido de acordo com as atividades que você levantou. Você terá a noção do tempo disponível para estudar. Faça o lançamento das atividades de estudo nos horários disponíveis.

Lembre-se, o candidato a um cargo público deve assumir o controle da sua vida e do seu tempo. Isso é foco, é determinação.

Leia os benefícios do uso de um plano de ação:

  1. Você passará a ter a exata noção de como você usa o seu tempo;
  2. Sua vida passará a ser organizada;
  3. Seus estudos serão otimizados, pois você poderá fazer o acompanhamento da evolução de cada disciplina.

2. Local de Estudo

Ambiente de Estudo - Como Estudar
Local de Estudo

Como estudar com qualidade?

Dentre os diversos fatores que impactam diretamente a eficiência da sua estratégia de estudar para concurso, agora nós falaremos sobre o Local de estudo ideal.

A questão não é tão complexa, mas tem a sua parcela de contribuição, pois fatores como ruído, iluminação e conforto afetam diretamente a concentração e o foco.

Ou seja, o lugar em você vai passar um bom tempo trabalhando para absorver o conteúdo que vai ser cobrado no seu concurso é muito importante. Mas o que é melhor:

Estudar no quarto deitado na cama? Quem sabe sentado na frente do computador?

O estudo pode ser favorecido ou até mesmo prejudicado por elementos externos como iluminação, ventilação, ruídos e até mesmo as cores. Esses fatores são capazes de por em xeque sua concentração e, em consequência, sua produtividade.

Leia mais sobre Ambiente Ideal de Estudos Nesse Artigo: O PODER DE ESTUDAR EM CASA: COMO TER UMA PREPARAÇÃO PODEROSA.

Entenda suas necessidades

Todos nós somos diferentes, temos necessidades pessoais e comportamentos inerentes à nossa personalidade. E estas diferenças refletem na forma como aprendemos. Assim, no primeiro, momento você deve escolher um local de estudo que seja mais eficaz para seus estudos:

Identifique e ocupe um local onde você se sinta melhor, onde você atinja um maior grau de concentração. Preocupe-se principalmente com a posição do seu corpo.

Por isso, escolha sempre uma boa mesa, com uma cadeira adequada para leitura. Dê preferência também a um local de estudo bem iluminado para evitar transtornos que podem lhe causar sérios problemas no futuro.

Antes de começar o estudo diário, assegure-se de que todo o material que você vai precisar esteja ao seu alcance. Tenha tudo à mão: lápis, canetas, livros, cadernos e até o seu tablet.

Não quer perder nenhum próximo artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

3. Saúde física e mental

Rotina Equilibrada - Como Estudar
Equilíbrio Físico e Mental.

Nosso corpo está acostumado a trabalhar em equilíbrio, a sincronia entre o corpo e a mente são essenciais para que se manter a concentração durante os estudos. Todos temos limites. E quando o estudante tenta ultrapassar esses limites, o prejuízo pode ser grande.

O ideal é que o concurseiro leia até o momento em que ele comece a perceber que a mente ainda consegue absorver o conteúdo. O ideal é um pequeno intervalo de 15 a 20 minutos a cada 1 hora de estudos. Uma boa noite de sono é fundamental para um bom rendimento.

Para você conseguir aproveitar ao máximo os seus estudos, pare e descanse ao menor sinal de desgaste físico ou mental.

No meu artigo, Como Cuidar da Saúde – O Guia Absolutamente Completo, eu entro mais a fundo na questão da saúde para estudantes.

4. Editais anteriores de concursos

O prazo entre a aplicação das provas e a publicação do edital do concurso é muito curto. Dependendo do concurso, a quantidade de matérias é muito grande e não há tempo hábil para uma preparação adequada nesse curto prazo de tempo, que geralmente está no intervalo de 45 a 90 dias.

Por isso o ideal é o estudante iniciar a sua preparação bem antes da publicação.

Infelizmente, não temos como fazer previsões de quando acontecerá o concurso nem de quais matérias serão cobradas no certame. Na verdade é uma grande loteria. Existem técnicas para analisar a possibilidade de um conteúdo ser cobrado ou não, mas ainda assim é uma simples probabilidade estatística.

Mas não se desespere, pois os concursos não costumam variar muito as disciplinas cobradas nem o estilo de prova. Geralmente as provas são muito parecidas, com pequenas alterações.

Por isso, uma das melhores estratégias para uma preparação antecipada é analisar os editais anteriores e montar um plano de estudos baseado no conteúdo programático e no estilo das provas aplicadas que foram aplicadas.

E no caso do edital trazer mudanças significativas, são de dois a três meses para que você possa se adaptar. E para seu alívio, as mudanças serão para todos os concorrentes.

5. Simulados

Treino é treino e jogo é jogo. Certo?

Pode até ser que essa afirmação seja verdadeira. Mas com ressalvas, pois:

A sorte favorece a mente bem preparada.

Na minha opinião, essa segunda frase é mais verdadeira. Analise o seguinte, quando maior a quantidade de conhecimento que você tiver adquirido e quanto mais eficiente for o seu treinamento, dificilmente você não dominará todo o conteúdo do seu concurso. Então você terá maiores chances de ser aprovado.

Agora, analisando a frase: Treino é treino e jogo é jogo. Realmente é verdade, quando estamos estudando, principalmente realizando simulados, estamos em um local de estudo tranquilo, silencioso, sem a pressão de um fiscal de provas e não temos a presença dos outros candidatos.

Mas quando estamos num ambiente de prova, o tempo correndo contra. Nesse momento tudo está em jogo, todo investimento de tempo e de dinheiro são postos à prova.

É como jogar futebol, um jogador de final de semana, que não treina e joga de vez em quando, jamais terá a mesma performance de um jogador profissional, enquanto estiver nessa condição.

Por isso a expressão Concurseiro Profissional é verdadeira. Muitos candidatos estão se preparando de forma profissional, estão aprendendo como estudar através de treinamentos que mostrem como ter uma rotina de estudos totalmente direcionada ao concurso desejado. Com média de realização de um simulado por semana.

Ah, e não se esqueça: Agora é a melhor hora para você criar um comprometimento consigo mesmo.

Veja esse Artigo com as mudanças que você poderá ter em sua vida através do concurso público.

Acredite em você, não aceite desculpas e faça acontecer.

Se você gostou desse artigo, deixe sua opinião nos comentários, divulgue para as pessoas que você sabe que estão estudando para concursos e e não sabem como estudar.

Além disso, não esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mails através do formulário abaixo, para receber novos artigos.

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *