7 Simples Passos para passar em concurso Público

Há algum tempo acompanho a atividade do mundo do Concurso Público e também a rotina de diversos concurseiros. Sempre me intrigou saber porque muitos simplesmente não conseguem ter desempenho satisfatório  nas provas que realizam, apesar de todo o esforço e dedicação.

É muito comum ouvirmos relatos de pessoas que abdicam de sua vida social, de ter um lazer, abrem mão do convívio familiar e alguns chegam a largar os seus empregos para se dedicarem totalmente aos estudos, mas não conseguem transformar todo o seu esforço e dedicação em resultados, ou seja, não conseguem passar em um concurso.

Eu me pergunto: O que falta a esses estudantes tão esforçados?

Quem sabe um Método de Estudo Eficiente

Nessa altura você talvez esteja se perguntando qual é o motivo dessa introdução. A questão é que fiquei extremamente curioso e preocupado em saber os reais motivos que dão origem a esse quadro.

Obviamente, as vagas em concurso são limitadas, é normal a maioria não passar.

Mas percebam que o artigo se refere às pessoas que realmente se esforçam e que a tendência natural é que sua performance melhore com o passar do tempo, estudando da maneira correta.

Pensando na dificuldade que as pessoas têm de estudar com qualidade e eficiência, resolvi fazer este artigo especialmente pensando em ajudar os concurseiros que tem passado por situações de dificuldade.

O que eu fiz foi criar um passo-a-passo começando do zero, oferecendo uma estratégia de como estudar para concurso com eficiência. São técnicas simples, porém muito eficientes, e se você começar a aplicar imediatamente, perceberá uma grande diferença já nas primeiras semanas.

Agora eu te convido a continuar a leitura do artigo, eu espero sinceramente que ele te ajude a conquistar o seu objetivo de passar em um concurso público.

PASSO #1. COMO IDENTIFICAR OS ITENS DO EDITAL E PLANEJAR A SUA ROTINA DE ESTUDOS

Ferramenta básica de qualquer Estudante para Concurso, o planejamento é essencial para:

  • Sabermos exatamente como analisar o edital e tomarmos conhecimento de todo o conteúdo programático do Concurso a que estamos concorrendo a uma vaga;
  • Identificarmos como as questões são cobradas e dividirmos o horário de estudos de acordo com a quantidade de questões por matéria;
  • Analisarmos o tempo disponível para estudo e fazermos a divisão da carga horária de cada disciplina.

Esses 3 itens irão dizer a você a forma de como estudar para concurso desejado dividindo o seu tempo de estudo por cada tópico do edital, e essa divisão será de acordo com o peso de cada disciplina e não uma simples divisão direta.

Você pode ver no exemplo abaixo como fazer um planejamento de forma simples.

Suponha que você está interessado em prestar o Concurso para o Cargo X, nas seguintes condições:

  • Tempo Disponível para estudo: 2 horas por dia, se segunda a sexta;
  • Itens do edital: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática;
  • Número de Questões da Prova (de acordo com o último concurso realizado): 80 no total, sendo 20 de Português, 10 de Raciocínio Lógico, 10 de Constitucional, 10 de Administrativo e 10 de Informática.

E Agora?

Ok. Tenho os números anotados, agora como posso estimar o tempo de estudo para cada matéria?

Estudos sugerem que a cada devemos ter um intervalo de 10 a 15 minutos a cada 1 hora de estudo, para que o estudo seja produtivo. 1 hora equivale a 60 minutos, então 2 horas equivalem a 120 minutos de estudo por dia.

Então, retirando os 10 minutos de intervalo (120 – 10 = 110), sobram 110 minutos por dia. Se dividirmos em dois tempos (110 / 2 = 55), teremos dois tempos de 55 minutos de estudos efetivos. Da seguinte forma:

Tempo de estudo concurso
Quadro 1

Agora, vamos considerar que temos o horário que temos para estudar seja de 08:00 às 10:00hs da manhã, então, poderíamos montar o seguinte quadro:

Quadro horário concurso
Quadro 2

Nosso planejamento está quase pronto, agora vamos aprender a dividir o tempo entre as disciplinas usando lógica: Quanto maior o número de questões de uma disciplina, maior o tempo de dedicação.

Nós temos o seguinte:

  • Português: 20 Questões;
  • Raciocínio Lógico: 10 Questões;
  • Direito Constitucional: 10 Questões;
  • Direito Administrativo: 10 Questões;
  • Informática: 10 Questões.

Todas as matérias foram contempladas com 10 questões, exceto para Português, que conta com 20, como o valor é o dobro, o ideal é que reservemos um tempo maior.

Vamos preencher o quadro:

Quadro horário concurso
Quadro 3

Pronto, esse é um planejamento bem bacana e que nos ajudaria a iniciar o nosso projeto para o Concurso X. É claro que não é uma receita de bolo, você adaptá-lo às suas necessidades, mas procure não fugir muito desse padrão.

PASSO #2. PREPARANDO O LOCAL DE ESTUDO:

Ambiente de estudo - Concurso

Um local de estudo organizado sempre aumenta a produtividade e a eficiência, pois otimiza o uso do tempo e permite que ele seja usado efetivamente para a produção do resultado desejado.

No nosso caso não seria diferente. Organizar o local de estudo significa deixar todo o material que será utilizado ao alcance das suas mãos, seja o material didático, canetas, lápis, caderno de anotações, até mesmo o computador ou o tablet, desde que usados com o propósito de servir como ferramenta para os estudos. Isso ajuda a evitar distrações e interrupções desnecessárias.

O inverso também é verdadeiro. Qualquer coisa, qualquer objeto que seja capaz de criar 1 segundo de distração deve ficar fora do seu alance. Smartfones e seus serviços de mensagens instantâneas são grandes vilões nesse momento.

Na verdade, o nosso grande objetivo nesse momento é deixar o local de estudo completamente voltado para o foco nos estudos. Se você reservou um tempo de 2 horas diárias para estudar, é para isso que ele deve ser usado.

O outro ponto da organização é o de facilitar o aproveitamento do estudo, o ideal é que tudo esteja em seu devido lugar. Arrume o seu “canto” antes e depois de estudar.

PASSO #3. CONCENTRAÇÃO E FOCO: VOCÊ TEM UM OBJETIVO

Alguns dos melhores concurseiros profissionais alegam que a concentração e o foco aumentam as suas chances de aprovação em mais de 50%.

Apesar de soar um exagero, acredito que você deve se preocupar bastante com o real significado do concurso para a sua vida.

A sua aprovação deve ser encarada como um objetivo a ser conquistado, de acordo com o seu esforço e dedicação e não como uma obsessão, que precisa se concretizar a qualquer custo.

Por isso, durante a preparação para o seu concurso, é recomendável que tenhamos metas intermediárias, como por exemplo, estabelecer uma sequência para cada disciplina:

  • Leitura do Conteúdo
  • Resumos
  • Resolução de exercícios para fixação
  • Revisão
  • Resolução de Simulados

É fundamental que tenhamos nossa mente 100% focada nos estudos enquanto estivermos no horário de estudo, qualquer distração pode nos levar ao completo desvio do foco e consequente perda do tempo e quebra do planejamento. O tempo não para, não volta atrás, ele é precioso em todos os aspectos de nossa vida.

Sabendo dessas informações, você precisa trabalhar a sua mente para se manter focado, acostume-se a isso: Concentração.

O Foco é fundamental para que você tenha um bom desempenho nas provas. Você pode saber mais sobre como aumentar o seu foco nos estudos nesse Artigo.


FIQUE ATUALIZADO!
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

 

PASSO #4. REGRAS BÁSICAS PARA DETERMINAR OS OBJETIVOS NA HORA DE ESTUDAR

Complementando o passo anterior, vamos conversar um pouco sobre como definir os nossos objetivos na hora de estudar. Por exemplo, Você lembra o modo que nós realizamos o nosso planejamento semanal?

Agora é o momento de definir o que estudar dentro de cada disciplina. Essa etapa serve para que possamos realizar um acompanhamento individual por matéria. Veja a imagem abaixo:

Edital Concurso

Essa é uma imagem atual, mostrando um trecho do edital para o concurso do TJ-RJ, de setembro de 2014. Se analisarmos o conteúdo da Língua Portuguesa, veremos que ele possui subdivisões:

  • Tipos textuais: informativo, publicitário, didático, instrucional e preditivo.
  • Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade.
  • Morfologia, sintaxe e semântica: conceitos e funções textuais.
  • Linguagem figurada.
  • Norma culta.
  • Ortografia.
  • Acentuação gráfica.
  • Formação de palavras.
  • Reescritura de frases.

Pegue o 1º tópico, “Gêneros Textuais”, perceba que existe uma divisão em 4 assuntos: descrição, narração, dissertação expositiva e argumentativa. Esses são os objetivos que você deve atingir, um após o outro.

Dessa forma você define os seus objetivos dentro de cada disciplina. E, conforme for atingindo esses objetivos menores, você terá condições de fazer o acompanhamento individual de evolução de todas as disciplinas, até o objetivo final de domínio de todo o conteúdo.

Você precisa repetir essa etapa para todas as disciplinas do edital. Todos esses passos que vimos até agora nesse artigo são, na verdade, complementares uns aos outros. Eles são fundamentais para deixar seus estudos orientados para o concurso que você almeja ser aprovado.

Você precisa encarar a sua preparação como um empreendimento, deve conduzi-la de forma profissional, com metas e prazos definidos e conduzidos com planejamento e organização.

PASSO #5. NÃO LEVE A VIDA TÃO A SÉRIO. VEJA COMO ESTUDAR PARA CONCURSO DE FORMA EQUILIBRADA

Outra razão pela qual muitos concurseiros não conseguem sucesso no concurso desejado é pelo simples fato de que sua preparação é totalmente envolvida por um ambiente de “Guerra”, de estresse.

De certa forma, a vida de concurseiro é recheada de todos esses ingredientes, a incerteza de aprovação, a indefinição de quando será publicado o edital. Tudo isso começa a gerar uma série de questionamentos:

  • Será que vai dar tempo de estudar tudo?
  • Será que vale a pena me dedicar a isso?
  • Será que eu sou capaz de passar?

 

Estudante Concurso

Se você desviar o foco da sua atenção para esse tipo de perguntas, elas começarão a interferir na sua preparação e consequentemente colocarão em risco as suas chances de sucesso.

Muitas vezes elas começar a surgir como consequência do estresse e do desgaste mental. Se você se encontra nessa situação, é hora de refletir sobre como estudar para concurso sem perder qualidade e eficiência. Estar 100% focado nos estudos não significa deixar de viver muito menos deixar de ter momentos agradáveis em sua vida.

Obviamente, sua dedicação aos estudos deve ser constante e o mais focada possível. Mas nós somos seres humanos, muitas vezes precisamos nos retirar por alguns instantes do local de estudo tenso e simplesmente relaxar um pouco, precisamos oxigenar a mente.

Por isso reserve momentos para diversão, passe momentos de alegria com a sua família, pratique esportes, tudo com responsabilidade, pois o foco não pode ser perdido.

Muitas vezes, para enxergarmos uma forma diferente de encarar um desafio, é melhor sair um pouco do ambiente de estresse para reorganizar as ideias. Reflita sobre isso. Você pode começar hoje mesmo.


FIQUE ATUALIZADO!
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!




 

PASSO #6. SEU CORPO POSSUI LIMITES: VOCÊ PRECISA RESPEITÁ-LOS!

Um erro comum dos concurseiros é fazer de sua preparação um verdadeiro martírio, um grande sacrifício, onde o seu corpo e sua mente são levados ao extremo e atingem um nível de desgaste que muitas vezes bloqueia toda tentativa de ter um momento produtivo de estudos.

A verdade é que não existe um limite perfeitamente aplicável a todos. As pessoas são diferentes, porém, os sintomas de que você precisa parar, precisa de uma pausa, são comuns a todos, e facilmente detectáveis: Sono, inquietação, falta de concentração, entre outros nesse sentido.

Ou seja, seu corpo começa a dar sinais de que está chegando ao limite.

E, se você começar a perceber esses sintomas, é hora de parar. É hora de você rever a sua preparação e começar a considerar a reserva de um tempo para descanso. Talvez você esteja dormindo pouco, ou talvez esteja estudando por muitas horas sem realizar intervalos.

Quem vai poder te dizer onde está o seu problema é você mesmo, através de uma autoanálise. Mas seja honesto consigo mesmo. Conhecer os seus limites e respeitá-los representa um amadurecimento muito benéfico para te ajudar a estudar melhor, a ser mais eficiente.

Todas essas técnicas representam um conjunto de soluções para fazer o seu tempo de estudo render mais, ou seja, você será capaz de aprender mais em menos tempo.

Eu te recomendo ainda a leitura desse e-book que eu publiquei, ele também tem dicas muito boas.

PASSO #7. MATERIAL GRÁTIS X PAGO: VALE A PENA INVESTIR?

Até o momento nós já vimos:

  • Como fazer o planejamento dos seus estudos.
  • Que um local de estudo organizado só traz benefícios
  • Que precisamos manter o foco e a concentração
  • Como estabelecer objetivos
  • A importância do lazer e do descanso

Agora vamos nos abstrair um pouco dos passos anteriores, que são muito interligados e falar tema deste passo:

Vale a pena investir dinheiro na nossa preparação?

Aplicar as técnicas que nós discutimos durante todo esse artigo é apenas uma parte de todo o processo de estudar para concurso.

Você também deve refletir bastante sobre a necessidade de investir uma parte dos seus recursos, seja em cursos preparatórios, seja em material didático.

Eu te digo isso por que essa é a parte em que vejo muitos concurseiros falharem. Eles se matam de estudar, mas não se preocupam com a qualidade do material didático nem com uma orientação adequada.

Na internet existe uma infinidade de materiais e cursos online, alguns até gratuitos. O que deve ser avaliado nesse momento é a qualidade do material ou do serviço que está sendo disponibilizado.

Se você está estudando para um concurso muito concorrido, ou que exija conhecimentos muito específicos, reflita e avalie essa possibilidade. Seus concorrentes estão investindo!

Não quer perder nenhum próximo artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

 

Receba as atualizaçõs do Blog gratuitamente

Insira seu email abaixo

RECAPITULANDO – CONCLUSÃO

Se você chegou até esse ponto do artigo, meus parabéns!

A sua determinação já me diz tudo. Afinal, um artigo com mais de 2.000 palavras não é para os fracos.

É preciso se concentrar, ler com atenção e, acima de tudo, agir.

Aproveite esse super artigo para atingir um único objetivo, ser aprovado de uma vez por todas!

É isso galera!

Entendo que esse artigo tem muita informação e sei que determinados sites ou cursos específicos cobram por esse tipo de informação…

Por esse motivo, deixe sua opinião nos comentários, divulgue para as pessoas que você sabe que estão estudando para concurso.

Você deseja aprender como passar em qualquer concurso definitivamente 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de concentração e memorização, mesmo que você não tenha estudado para Concurso Público?

Assine a minha lista VIP de Preparação para Concursos e receba as minhas dicas em 1ª mão. Clique na imagem abaixo para se inscrever

Curso Preparação Concursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *