Todos os dias eu recebo muitas mensagens com dúvidas. O engraçado é que elas sempre se repetem, e uma dúvidas mais recorrentes é sobre Como ter mais tempo livre para estudar.

E se essa for a sua dúvida também, deixa eu te contar uma história…

Eu treino Jiu-Jitsu, Já a algum tempo. É uma das principais coisas que gosto de fazer quando dedico tempo para mim mesmo. E isso me ajuda tanto a clarear as ideias quanto a praticar atividade física e cuidar da minha saúde.

Houve uma vez em que eu torci o meu joelho, treinando com um amigo.

Naquela hora, apesar de doer um pouco, eu não percebi a gravidade do problema e até continuei o treino.

Mas no dia seguinte, ao acordar, minha perna estava completamente imobilizada,e a dor era absurda. Sem contar que o meu joelho estava do tamanho de uma bola de futebol.

Minha esposa me levou às pressas ao hospital e o médico disse que eu havia sofrido uma entorse de grau leve, para minha sorte.

O tratamento não era tão simples, eu tive que imobilizar a perna, usar gelo, tomar remédio anti-inflamatório e fazer fisioterapia, além de não poder pisar no chão por um bom tempo.

O tempo de recuperação seria de dois meses aproximadamente.

O fato é que já na segunda semana, eu não sentia mais tantas dores, já estava andando, e até conseguia subir escadas. Resultado disso: parei de levar o tratamento à risca.  E por causa do meu “abuso” demorei quase quatro meses para voltar a treinar.

Eu aprendi com isso que a dor é nossa maior aliada para buscar o tratamento adequado. Da mesma forma nós agimos em relação à forma de administrarmos o nosso tempo.

Mesmo que tenhamos a sensação de falta de tempo, se isso não doer com frequência em nós, ela pode passar despercebida, sem o tratamento adequado.

E assim passamos a vida, adiando sonhos, deixando sempre para a próxima semana a matrícula na academia, ou até mesmo se dedicar a passar no concurso que pode mudar a sua vida.

E como expandir a sua dor de falta de tempo para querer um tratamento adequado?

A melhor forma é classificar o seu tempo. Isso dá certo por uma série de razões.

Primeiro: Essa classificação permite que você crie um critério de avaliação, que permite verificar o progresso de uma ação.

E todas as vezes em que percebemos um progresso, fica mais fácil manter a motivação e não perder a pegada.

Segundo: Você passará a contar com um indicador objetivo e definido de como você usa o seu tempo no dia-a-dia.

A partir desse momento, você começa a perceber que gasta mais da metade do seu tempo com coisas inúteis, e isso dói, dói muito!

Terceiro: Classificar te ajudar a melhorar o uso do seu tempo, e quanto mais clareza você tiver, melhor será a sua tomada de decisão sobre o que fazer e o que não fazer.

Além disso, um estudo desenvolvido pela Triad Productivity  Solutions aponta que classificar o uso do tempo aumenta em 72% as suas chances de não desistir das suas atividades planejadas e classificadas.

O método da Tríade do Tempo realiza essa classificação em Ações Importantes, Urgentes e Circunstanciais, além dos períodos temporais: Manhã, Tarde, Noite, Passado, Presente e Futuro.

Importante: Ação com prazo para ser realizada e que traz resultados em curto médio ou longo prazo.

São atividades ligadas ao seu propósito de vida, com benefícios positivos. Por exemplo: Ir à academia, fazer uma caminhada.

Se estas ações trazem prazer ou algum outro benefício, é uma atividade importante para você.

Urgentes: Atividades com prazo expirado, ou que estão prestes a expirar e merecem execução imediata.

Geralmente, são situações que geram estresse, pressão e causam aborrecimento.

Uma conta atrasada, ou um atraso para um compromisso importante que você não pode faltar. A palavra-chave é o senso de urgência.

Circunstanciais: Coisas que desperdiçam o seu tempo, que você faz meio que “sem querer” ou até mesmo por influência de outras pessoas.

Um exemplo clássico é ir a festas às quais você não tem o menor interesse em ir, mas por pressão social acaba cedendo.

Entenda uma coisa: Urgência não é importância.

Não existe uma atividade importante e urgente ao mesmo tempo. Confundir esses conceitos é um erro crucial.

Analise comigo: Se as inscrições para o seu concurso acabaram de abrir, é importante que você faça logo a sua inscrição, imprima o boleto e pague o quanto antes, para evitar qualquer problema.

Agora, se o período de inscrição e a data limite para o pagamento do valor da inscrição vencem hoje, tornou-se urgente.

Separe as esferas, assim você tem maior clareza ao verificar como usa o seu tempo.

O site triadps.com possui uma ferramente chamada teste da Tríade do Tempo, que serve para ver como você usa o seu tempo.

Ele serve como um termômetro inicial.

Analisando os seus resultados e aplicando a classificação das suas atividades, você vai melhorar a forma como usa o seu tempo.

Por isso, mantenha a maioria das suas atividades na esfera da Importância, reduza as da Urgência e zere as Circunstanciais.

E Como Fazer Essa Classificação

Anote tudo o que você fizer. Coloque as letras I, U ou C ao lado de cada uma das tarefas, de acordo com a sua classificação.

Se você usar um aplicativo de notas, crie uma nota para cada esfera e aplique os seus itens.

Então, a partir de hoje, classifique todas as suas atividades. Crie e estimule esse hábito por pelo menos 5 semanas, depois comece a analisar os resultados. Você vai se surpreender.

 

Conclusão

Nesse artigo, nós vimos que, por mais que nós tenhamos constantemente a sensação de não ter tempo para mais nada, só damos a devida importância quando realmente somos afetados pelo problema.

Você viu no meu exemplo quando me machuquei treinando Jiu Jitsu.

Então, aprendemos as classificações do uso do tempo, em atividades Importantes, Urgentes e Circunstanciais.

E, enfim, aprendemos que uma atividade somente possui uma classificação e o porquê disso.

E, para finalizar, você aprender a fazer a classificar as suas atividades através de um exemplo prático.

Dica Extra

Até agora, você viu que, para o seu projeto de aprovação dar certo, você precisa dedicar tempo a ele, não existe outra opção.

Porém, o controle do tempo é somente um dos ingredientes para que você consiga se dedicar efetivamente aos seus estudos e ter um alto rendimento.

Por isso, você deve dedicar o seu tempo a estudar com estratégia.

Então, se você tem tempo disponível para estudar, e sabe uma metodologia de estudos que te proporcione aproveitar o seu tempo com alta produtividade, com alta capacidade de memorização.

Além disso, o método precisa te mostrar como resolver provas de concursos, as suas chances de aprovação sobem para níveis estratosféricos.

Agora, o seu próximo passo é conhecer o método de estudos do Centro Preparatório, os 10 Passos do Sucesso Nos Concursos (Método 10Ps), desenvolvido especialmente para você que:

  • Tem Dificuldades em Estudar Sozinho
  • Sofre com a Falta de Apoio da Sua Família
  • Não sabe nem por onde começar a estudar
  • Vive reclamando que não tem tempo para estudar e por isso sempre vive adiando o seu projeto de aprovação no concurso dos seus sonhos.

Então, clique no botão abaixo e veja uma vídeo de apresentação do Método 10Ps, e porque ele vai fazer toda a diferença entre você ser aprovado ou viver frustrado por nunca ter se dedicado como deveria aos seus estudos.

Resultado de imagem para botão assistir


Pablo Amorim
Pablo Amorim

Pablo Amorim é Policial Rodoviário e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos. Fundador do Blog Centro Preparatório, onde publica artigos com estratégias de preparação, Autor de Livros Digitais sobre preparação para Concursos e Podcaster no Canal Mestre em Concursos, disponível no Spotify e no Deezer.

Deixe Aqui o Seu Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.